Coq au vin e passeio pelas termas romanas de paris

2h30
6 pessoas
médio

O coq au vin é um clássico francês que se assemelha ao bœuf bourguignon porém feito com frango. A receita original pede um galo inteiro porém pode-se usar uma galinha caipira que dá tudo certo.


Antes de mostrar o passo a passo dessa receita, fui visitar as ruínas das Termas Romanas de Paris, um dos pontos históricos mais antigos da cidade.

Ingredientes

– 1 galo ou galinha com cerca de 2 kg cortado em pedaços
– 1 garrafa de vinho tinto
– 150g de bacon em cubinhos
– 125g de champignon Paris
– 20 mini cebolas (grelots)
– 4 cenouras cortadas em rodelas
– 2 échalotes
– 2 dentes de alho (sem pele e ligeiramente esmagados com a faca)
– 1 colher (sopa) de farinha
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 80g de manteiga
– Suco de um limão
– 1 bouquet garni
– Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

Leve os cubos de bacon em uma panela com água e deixe ferver por 5 minutos. Escorra a água e reserve. 

 

Descasque as mini-cebolas e pique a échalote. Em uma panela grande, aqueça o óleo e 40g de manteiga. Acrescente as mini-cebolas até que fiquem douradas. Retire da panela e reserve. 

 

No lugar das cebolas, frite o bacon e logo em seguida acrescente os pedaços de frango. Deixe-os dourar dos dois lados. Coloque a échalote picada e as cenouras cortadas em rodelas. Salpique tudo com a farinha, mexa bem até que a farinha fique mais dourada. Despeje o vinho. Acrescente o bouquet garni e o alho. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Cubra a panela e deixe cozinhar por 2 horas. 

 

Limpe os champignons e corte-os em 4. Leve-os em uma panela com 20g de manteiga e 1 colher (sopa) de suco de limão. Tempere com sal, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Cerca de 15 minutos antes de terminar o cozimento do frango, acrescente as mini-cebolas douradas e o champignon cozido. 

 

Retire o frango e deixe apenas o caldo na panela do cozimento. Descarte o bouquet garni. Em fogo baixo, deixe o molho reduzir (ou, caso esteja seco demais, acrescente um pouco de água). Prove o molho e corrija o sal se necessário. Regue o frango com esse molho e sirva o restante em uma molheira.

vídeo da receita
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
coqauvin