Utensílios de cozinha com nome francês

postado em: Dicas | 0

Talvez você já tenha pegado alguma receita que indicava o uso de utensílios que você não conhece. Como a culinária francesa é referência mundial, muitas palavras usadas aqui acabaram incorporadas no universo gastronômico.
Então, para facilitar a sua vida, separei alguns itens bem comuns e que você pode encontrar por aí com um apelido francês 🙂

FOUET (pronuncia-se fuê)image

Esse você já sabia né? O clássico batedor de arames, também conhecido como fouet, é um objeto básico de toda cozinha. Serve para misturar líquidos, cremes e massas, bater ovos e fazer chantilly!

(quer aprender a fazer chantilly? eu ensino aqui, em vídeo)

RAMEQUIN (pronuncia-se ramecã)
image

O famoso potinho de cerâmica com vincos é super versátil. Serve para fazer porções individuais de receitas que vão ao forno, como o soufflé, por exemplo.

CHINOIS (pronuncia-se chinoá)
image

Tem esse nome porque parece um chapéu de chinês, em forma de cone (chinois em francês quer dizer chinês). Essa peneira profissional, rígida e feita de inox, serve para extrair líquidos de preparos como frutas ou legumes cozidos.

PASSE-VITE
image

O nome passe-vite significa passar rápido e é isso que promete esse “moinho de legumes”. Serve para fazer purês ou extrair o suco de tomates, por exemplo.

ZESTER 

image

Em francês, zestes são as rapinhas de limão ou laranja que tanto utilizamos na culinária. Em inglês, fala-se zest. Para extrair as mais perfeitas raspinhas, é preciso um ralador bem fino, que o pessoal tem chamado por aí de zester.
Ps: em francês esse utensílio é mais chamado de râpe à zeste ou zesteur. 

 

MANDOLINE (ou em português, mandolina)image

Este fatiador de legumes ultra-afiado é excelente para laminar legumes bem fininhos. Cuidado! É bom comprar uma mandolina com esse “protetorzinho de dedos”, porque a lâmina é perigosa!