unnamed

Olá, meu nome é Uiara Araújo, sou jornalista e apaixonada por comida. Quando vim morar na França, em 2011, e decidi deixar o meu emprego em uma grande revista de gastronomia no Brasil, comecei o Le Plat du Jour. No início, este espaço era apenas um blog onde eu poderia continuar a escrever e trocar minhas experiências, receitas etc…

Aos poucos, o projeto foi se adaptando e tomando forma. Hoje, o forte do Le Plat du Jour são os vídeos, publicados semanalmente no Youtube em formato de um programa web. Assim consegui juntar algumas das coisas que me fazem mais feliz: comer, cozinhar, viajar, ouvir e contar histórias e fazer vídeos 🙂

A proposta do canal é apresentar a cultura, a história e as paisagens de um país através da sua gastronomia, por isso os vídeos não se limitam às receitas e vão sempre trazer uma curiosidade a mais, tentando fugir do clichê França = baguete + queijo + vinho + crème brûlée de sobremesa  (rs)

Você encontra todos os vídeos já feitos pelo Le Plat du Jour aqui: www.youtube.com/leplatdujour

Por onde andei…

– Me formei como jornalista pela UNESP – Universidade Estadual Paulista.

– Logo em seguida, trabalhei como repórter e corretora de textos no jornal “O Atibaiaense”, em Atibaia, interior de São Paulo.

– Depois fiz um ano de intercâmbio em Londres, Inglaterra. Nesta época também colaborei para a revista anglo-brasileira “Jungle Drums”, como repórter e fotógrafa.

– Voltei para o Brasil e comecei a trabalhar como repórter de texto e vídeos para o site da revista “Veja São Paulo”, na Editora Abril. Fiz alguns vídeos culturais e de receitas com grandes chefs paulistanos e descobri que gostava muito de uma câmera 🙂

– Ainda na Editora Abril, trabalhei para os especiais de gastronomia “Veja Comer & Beber”, editados pela revista Veja. Nesse período viajei o Brasil todo entrevistando chefs de cozinha e provando pratos incríveis… Foi aí que me apaixonei de vez por esse universo culinário!

– Para me especializar em vídeos, fiz um mestrado em realização cinematográfica na Universidade de Paris VIII, na França. Como projeto final do curso escrevi e dirigi o filme documentário “Divino”, sobre a festa do Divino Espírito Santo, em Nazaré Paulista, São Paulo.

– Trabalhei como assistente de produção para a produtora de TV Shine France, que realiza a versão francesa do programa Master Chef.

– Em outra produtora de TV francesa, a Troisième Oeil, participei de um projeto de vídeos para internet especializados em gastronomia. A ideia foi financiada pelo Google e pretendia criar canais profissionais no Youtube.

Para entrar em contato mande um e-mail para: contato@platdujour.com.br