Hôtel de Ville

Hôtel de Ville

A Prefeitura de Paris, conhecida como Hôtel de Ville, fica localizada no 4° distrito e acolhe as instituições do governo municipal desde 1357. Antes do prédio atual, existia no local uma casa chamada de Maison aux Piliers, que foi a sede municipal até o início do século XVI. Já muita velha e com problemas na estrutura, o rei François I decide demolir a casa e construir um novo prédio, mais imponente e em estilo Renascentista. 

As obras começaram em 1533 e o responsável pelo projeto foi o arquiteto italiano Dominique De Cortone conhecido como Boccador. Ele também participou da elaboração do projeto do impressionante castelo de Chambord, no Vale do Loire.

A praça em frente à construção era conhecida na época como praça da Greve. Greve era o nome dado a um terreno composto de areia e cascalho que fica na beira do mar ou de rios formando uma especie de praia, facilitando a instalação de portos. Aproveitando o terreno favorável, foi criado ali o Porto da Greve, um dos mais importantes e movimentados da capital. Tudo chegava pelo rio Sena: comida, lenha, vinho, tecido, e, devido ao intenso movimento dessa região, foi instalado ali um grande mercado. Na Idade Média, a Praça de Greve era o centro econômico de Paris. Os desempregados se reuniam no local esperando ofertas de emprego. Então, nessa época, a expressão “fazer greve” tinha um significado bem diferente do que conhecemos hoje.  significava ficar na praça esperando uma proposta de trabalho.

A Praça de Greve era a única praça pública da cidade e era lá que eram realizadas as execuções dos condenados à morte. Existia ali uma cruz para que o condenado pudesse rezar pela última vez. Era uma praça bem grande, que reunia muita gente para assistir as decapitações e as mortes  nas fogueiras. Foi  ali também que, em 1792, foi usada pela primeira vez a guilhotina.

Em 1871, durante a Comuna de Paris, o prédio do Hôtel de Ville foi completamente incendiado. No mesmo ano inicia-se a sua reconstrução que dura até 1882. O aspecto original foi mantido e a fachada que vemos hoje é uma reprodução fiel da primeira construção. O prédio possui 136 estatuas de personagens celebres da história da França como Molière, Voltaire, Lavoisier.

Hoje o Hôtel de Ville é um dos monumentos históricos da cidade e a praça continua sendo um lugar de entretenimento e diversão para a população. A fogueira e a guilhotina foram substituídas por fontes, um carrossel,  pistas de patinação no gelo durante o inverno, quadra de vôlei no verão, shows gratuitos, telões que transmitem jogos de tênis, rugby e futebol, enfim, o lugar segue atraindo franceses e turistas. Mas agora é diferente! Depois da diversão, todo mundo volta para casa com a cabeça no devido lugar!

COMO ACESSAR
Place de l’Hôtel de Ville, Paris, 75004
Metrô: Hôtel de Ville (linhas 1, 11)
Ônibus: n° 67, 70, 72, 75, 76, 96

Helena Ribeiro
contato.vivaparis@gmail.com

Helena Ribeiro é a guia brasileira por trás do Viva Paris! Ela faz visitas guiadas no Museu do Louvre e Museu d'Orsay além de passeios a pé pelas ruas e bairros da capital francesa.