Pão de queijo com queijo francês

postado em: Salgados | 0

Cá estou eu de novo, após um mês na terrinha que incluiu a filmagem do filme que estou preparando para o mestrado, visitinhas a amigos queridos, aos filhotes dos amigos que nasceram neste ano que estive fora, umas cinco feijoadas, caipirinhas deliciosas do meu pai, picolé de groselha, pastel, coxinha, mandioca, tapioca… ai ai ai…

Na volta, trouxe na mala dois pacotes de polvilho. Missão: testar a receita do pão de queijo delícia da minha mãe só que usando queijo francês!

Pois hoje eu fiz a receita para receber os meus sogros em casa e… deu muito certo! Usei o meu queijo preferido, o comté, e misturei com um pouco de emmental (pra quem quiser tentar, eu já vi comté pra vender no pão de açúcar, a pena é que custa uns 20 reais a pecinha de uns 100g).

O resultado foi um pão de queijo gordinho, com a massa macia. Dava até pra ver uns pedacinhos de queijo derretido dentro.

A receita é beeem fácil e daí vai da criatividade de cada um, que pode usar o queijo que quiser, desde que seja seco (os frescos podem soltar água e desandar a massa).

Tome nota:

<Ingredientes>
– 1 copo de leite
– ½ copo de óleo
– 1 pacote de polvilho doce
– 3 a 4 ovos (depende do tamanho do ovo)
– sal a gosto
– aproximadamente 150 gramas de queijo ralado (pode fazer até com Teixeira, que tb fica bom!)
<modo de preparo>
Coloque o polvilho em uma vasilha. Ferva o óleo e o leite juntos e escalde o polvilho com essa mistura, mexendo devagar, até que comece a dar liga.  Coloque o sal (a quantidade vai variar de acordo com o tipo de queijo que você for usar). Acrescente os ovos um a um, assim dá pra saber se serão precisos 3 ou 4 ovos, dependendo do ponto da massa, que deve ser homogênea e firme.

Aqueça o forno a 220 ºC por mais ou menos 10 minutos. Molde bolinhas com a ajuda de uma colher e coloque na forma, dando um espaço entre elas. Leve ao forno por uns 10 minutos. A massa assa rápido, então o negócio é ficar de olho, quando estiverem douradinhos por cima, os pãezinhos estão bons. Sirva quente!

PS: Dica da minha mãe – ela descobriu que fazer esta receita com o polvilho da marca Amafil não tem erro. Pode colocar mais queijo ou menos queijo que a massa não desanda. Se você fizer com outra marca e por acaso a massa ficar mole (isso já aconteceu comigo!) leve para assar em forminhas de empada, que rola do mesmo jeito. :) Ah! outra coisa, a receita rende bastante, se não for fazer tudo pode guardar o resto na geladeira por alguns dias, senão, vale fazer bolinhas e congelar!

PS2: minha sogra gostou tanto do meu pão de queijo que até levou um pouco da massa pra assar em casa (!) e durante a visita eu descobri que os franceses também têm um pão de queijo, que se chama gougères. Ele é feito com massa de carolina e leva emmental no preparo. Prometo falar mais do gougères no próximo post e passar a receita pra vcs ;) . Fui!