O verdadeiro marron glacé

postado em: Atualidades, Doces | 0

O verdadeiro marron glacé!

No Brasil, quando chega a época de Natal, os mercados ficam cheios de panetones, perus, tenders e afins. Aqui na França, entram em cena o foie gras, as ostras frescas e… o marron glacé!

Diferente da versão abrasileirada que conhecemos (aquela vendida em uma lata redonda e feita com batata-doce), o verdadeiro marron glacé é uma castanha-portuguesa bem graúda cozida em xarope de açúcar.

O docinho custa caro e só é encontrado na época das festas de fim de ano. Por isso, deixo aqui a receita, para quem quiser fazer o (verdadeiro) marron glacé em casa 🙂

INGREDIENTES:
– 300g de castanhas-portuguesas descascadas
– 450g de açúcar
– 450ml de água
– ½ fava de baunilha

MODO DE PREPARO:

Para limpar as castanhas:
Retire delicadamente a primeira pele (mais grossa) das castanhas. Muito cuidado para não quebrá-las, para essa receita é importante que elas estejam inteiras.
Coloque-as em uma panela com água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, conte 3 minutos e desligue. Agora fica mais fácil de retirar a segunda pelinhas das castanhas. Retire tudo e leve-as para cozinhar em fogo baixo durante 10 minutos. Depois, passe as castanhas em água fria para parar o cozimento e mantê-las firmes.

Para “confitar”:
Em uma panela, coloque o açúcar e a água e deixe ferver em fogo médio até que a mistura fique transparente. Então, aumente o fogo e quando começar a formar uma espuminha, coloque a baunilha cortada ao meio. Deixe cozinhar por mais 3 minutos. Adicione então as castanhas limpas. Quando começar a ferver de novo, conte 1 minuto, desligue o fogo e deixe as castanhas no xarope durante 24 horas.

No dia seguinte, retire as castanhas, reserve o xarope. Leve o xarope ao fogo, e deixe ferver. Quando começar a ferver, coloque novamente as castanhas e conte 2 minutos. Repita esse processo por mais dois dias.

No quarto dia, retire as castanhas do xarope e coloque-as em uma forma com papel manteiga ou sobre uma grelha suspensa. Deixe-as secar durante pelo menos 3 horas antes de degustá-las!

PS: MODO EXPRESS
Existe um método mais simples, que não é exatamente a receita original, mas que também funciona. Para isso, você precisa comprar as castanhas em conserva, embebidas em um xarope de açúcar (sinceramente, eu não sei se é possível comprar essa versão no Brasil).

Retire o xarope da lata e reserve. Em uma vasilha, misture 6 colheres de sopa do xarope da conserva com 75 gramas de açúcar de confeiteiro. Mergulhe as castanhas nessa mistura e coloque-as em uma forma coberta com papel manteiga ou sobre uma grelha suspensa. Leve-as para secar em forno pré-aquecido, a 180 graus, por 3 minutos.

Quer aprender a fazer um delicioso creme de castanhas-portuguesas? Acesse aqui vídeo que eu explico o passo a passo da receita!