A cheesecake mais fácil do mundo

postado em: Paris | 0

Outro dia comentei com o Jean que aqui tinha todos os queijos que se possa imaginar mas que eu ainda não tinha visto ricota pra vender. Pois ontem ele me aparece com um potinho de ricota que ele achou no Carrefour… e o achado veio com um pedido “agora você vai ter que fazer aquela sua cheesecake”.

Já fiz essa receita várias vezes no Brasil, mas aqui, com os ingredientes “importados” ainda não tinha testado. Mas deu super certo. Posso dizer que ficou até melhor. A ricota era bem mais cremosa do que aquela que a gente encontra no supermercado no Brasil, que é seca e esfarela, e eu acho que por isso o recheio ficou leve e macio.

Mas não se preocupem, a versão esfarelenta também rende uma receita ótima.

Eu sei que cheesecake não é lá uma das sobremesas mais francesas que existem mas essa receita é tão bacana que resolvi fugir um pouco do tema do blog para dividi-la com vocês.

Lá vai:

Ingredientes
-1 lata de leite condensado (sim, tem pra vender aqui, ufa!)
-1 copo de iogurte natural integral (não use o desnatado, já fiz isso e não rolou)
– 1 peça de ricota sem sal (de mais ou menos 250g ou 300g)
-1 pacote de bolacha maizena
– manteiga ou margarina sem sal
– goiabada ou geleia para a cobertura

Modo de preparo:
<massa>
Triture as bolachas no liquidificador, até formar uma farofa. Coloque em um recipiente e adicione cerca de duas colheres caprichadas de manteiga. Misture tudo até obter uma massa uniforme. Se ficar muito seca, coloque mais manteiga, até que fique úmida o suficiente para ser moldada. Forre uma forma com essa massa, fundo e paredes (melhor ainda se a forma for de fundo removível).

<recheio>
Bata no liquidificador o leite condensado, o iogurte e a ricota até obter um creme aveludado. Coloque o creme sobre a massa de biscoitos e leve ao forno, em fogo médio (cerca de 180 graus). O tempo vai variar de forno pra forno, então a minha dica é que você monitore para que a massa não queime. A torta deve ficar levemente dourada por cima e o interior da massa cozido (teste com um palitinho, quando não estiver mais líquido, está bom)

Depois, cubra a cheesecake com goiabada derretida ou uma geleia da sua preferência (a de frutas vermelhas é uma boa).

Et voilà! aí é só levar pra geladeira e servir frio. Fácil e gostoso pra caramba.

Se testar, me conta como ficou!