Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/html/wp-content/plugins/wordpress-23-related-posts-plugin/init.php on line 215

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/html/wp-content/plugins/wordpress-23-related-posts-plugin/init.php on line 215

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/html/wp-content/plugins/wordpress-23-related-posts-plugin/init.php on line 215

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/html/wp-content/plugins/wordpress-23-related-posts-plugin/init.php on line 440
 

Le Moulin Rouge

Le Moulin Rouge

 

O Moulin Rouge (Moinho Vermelho) é o cabaré mais emblemático da França e um verdadeiro ícone parisiense.Com sua fachada luminosa, ele está situado em Pigalle, aos pés da colina de Montmartre, um dos bairros mais turísticos da capital.

A HISTÓRIA
A sua história começa em 1889, alguns anos após o fim da Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), quando inicia-se na França um período de paz e otimismo, marcado por profundas transformações culturais, econômicas e sociais.

Montmartre era o ponto de encontro favorito de artistas e intelectuais. Famoso por sua vida noturna animada, o bairro era o lugar preferido dos boêmios e atraía escritores, bailarinas e pintores como Degas, Monet, Van Gogh, Renoir e Toulouse-Lautrec. Essa fase particularmente rica da história do país é conhecida como La Belle Époque e foi considerada a Era de Ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus.

O cabaré foi fundado por Joseph Oller e pelo diretor Charles Zidler, homens de negócios que queriam construir um lugar com espetáculos que atraíssem um público diversificado: burgueses, empresários, artistas e boêmios. A ideia era que os frequentadores pudessem se misturar e aproveitar os bons momentos da vida juntos, independente da classe social.

A sala era moderna e permitia trocas rápidas de cenário. Com uma decoração extravagante, as noites eram regadas a champanhe, música e muita dança. O famoso cancan nasceu nessa época, uma coreografia alegre, ritmada, em que mulheres levantam as pernas enquanto sobem as saias coloridas e rodadas. O pintor Toulouse-Lautrec imortalizou as dançarinas do Moulin Rouge nos seus quadros e nos cartazes de propaganda do cabaré e, graças ao seu trabalho, a casa de espetáculos ficou conhecida internacionalmente.

NOS DIAS DE HOJE
O Moulin Rouge continua atraindo milhares de turistas todos os anos. O show traz elementos que faziam sucesso na Belle Époque com um toque de modernidade. Luxo, requinte, criações artísticas originais e cancan continuam fazendo parte das noites do cabaré. Ele abre todos os dias e está sempre lotado. Se você quiser garantir o seu lugar, é bom comprar o ingresso com antecedência.

COMO ACESSAR
Moulin Rouge. 82 Boulevard de Clichy, 75018, Paris.
Metrô: Blanche (linha 2)
Ônibus: 30, 54, 68, 74

Helena Ribeiro
contato.vivaparis@gmail.com

Helena Ribeiro é a guia brasileira por trás do Viva Paris! Ela faz visitas guiadas no Museu do Louvre e Museu d'Orsay além de passeios a pé pelas ruas e bairros da capital francesa.