3 variações da crème pâtissière: crème mousseline, diplomate e chiboust

A crème pâtissière nada mais é do que o bom e velho creme de confeiteiro. Feito com ovos, açúcar, leite e baunilha, ele ganha outros nomes quando leva outros ingredientes. Seguem aqui três variações, usando o creme de confeiteiro como base.

crème pâtissière

Ingredientes: 

– 4 gemas

 

– 80g de açúcar

– 40g de farinha

– 500ml de leite

– 1 fava de baunilha

 

Modo de preparo: Leve em uma vasilha as gemas com o açúcar e a farinha. Bata bem com um fouet até que a mistura fique clarinha e volumosa. Abra a fava de baunilha em dois, retire os grãozinhos e jogue dentro do leite. Coloque tb os restante da fava. leve tudo para ferver em fogo médio.

Retire a casquinha da fava de baunilha e despeje o leite quente dentro da mistura de ovos, mexendo sem parar com um fouet. Volte tudo para a panela e leve para engrossar em fogo baixo, mexendo sempre com um fouet. Quando o creme já estiver mais espesso, continue mexendo por cerca de 3 minutos e desligue o fogo.

 

Coloque o creme em uma vasilha rasa, cubra com plástico filme em contato com ele e deixe esfriar completamente na geladeira.

 

PS: você pode usar extrato ou essência de baunilha caso não tenha a fava. Neste caso, adicione apenas no fim do preparo, depois que o creme já estiver engrossado. O álcool do extrato e da essência evaporam se cozinharem por muito tempo e daí o creme não fica com gosto de baunilha.

 

 

crème mousseline

Ingredientes:

– 1 receita da crème pâtissière

– 125g de manteiga em ponto de pomada

 

Modo de preparo:

Depois que a crème pâtissière já estiver fria, bata com a batedeira por cerca de 3 a 5 minutos para que fique cremosa. Continue a bater e vá adicionando a manteiga aos pouquinhos, até que o creme fique homogêneo.

 

crème diplomate

Ingredientes:

– 1 receita da crème pâtissière

2 folhas de gelatina incolor
– 200ml de creme de leite fresco

 

Modo de preparo:

Depois que a crème pâtissière já estiver fria, bata com a batedeira por cerca de 3 a 5 minutos para que fique cremosa. Continue a bater e vá adicionando a manteiga aos pouquinhos, até que o creme fique homogêneo.Leve as folhas de gelatina para hidratar em um recipiente com água fria. Enquanto isso, prepare a crème pâtissière. Desligue o fogo. Esprema a gelatina bem para escorrer toda a água e coloque-a dentro do creme ainda quente. Mexa bem para que se dissolva bem. Retire o creme da panela e despeje-o em um recipiente, cubra com plástico filme em contato e leve para a geladeira.

 

Bata o creme de leite fresco com um fouet ou na batedeira elétrica até que fique em ponto de chantilly. Depois que a crème pâtissière já estiver esfriado, coloque-a em uma tigela e bata com um fouet para que fique cremosa. Acrescente ⅓ do creme de leite batido e mexa bem com o fouet. Depois coloque o restante do creme de leite aos poucos, mexendo delicadamente com uma espátula.

 

crème chiboust

Ingredientes:
– 1/2 receita da crème pâtissière

– 2 folhas de gelatina incolor

– 50g de claras de ovo

– 125g de açúcar de confeiteiro

 

Modo de preparo:

Leve as folhas de gelatina para hidratar em um recipiente com água fria. Enquanto isso, prepare a crème pâtissière. Desligue o fogo. Esprema a gelatina bem para escorrer toda a água e coloque-a dentro do creme ainda quente. Mexa bem para que se dissolva bem. Retire o creme da panela e despeje-o em um recipiente, cubra com plástico filme em contato e leve para a geladeira.


Prepare o merengue levando para a batedeira as claras. Bata até que comecem a espumar e vá acrescentando o açúcar aos poucos, sem parar de bater. O ponto certo do merengue é quando ficar firme o suficiente para formar picos.

Depois que a crème pâtissière já estiver esfriado, coloque-a em uma tigela e bata com um fouet para que fique cremosa. Acrescente ⅓ do merengue e mexa bem com o fouet. Depois coloque o restante do merengue aos poucos, mexendo delicadamente com uma espátula.

vídeo da receita
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook