Vol-au-vent, o que é e como fazer?

O vol-au-vent é uma cestinha de massa folhada que originalmente era do tamanho de uma torta. Na versão entrada, ele leva o nome de bouchée à la reine.

Rendimento: para 6 cestinhas de 8,5 centímentos de diâmetro.

INGREDIENTES:
– 3 pacotes de massa folhada (com 230 gramas cada um)
– 1 ovo batido

MODO DE PREPARO:
Corte seis discos de massa folhada com um cortador de cerca de 8,5 centímetros de diâmetro. Reserve-os em uma forma forrada com papel manteiga. Caso você não tenha um cortador também pode usar um copo ou um potinho para fazer os círculos.

Depois, corte mais 24 discos do mesmo tamanho. Em cada um deles, faça um furo no meio, usando um cortador menor, com cerca de 5cm de diâmetro.

Fure o centro dos discos inteiros com um garfo e pincele com ovo batido. Disponha o primeiro anel de massa folhada sobre o disco inteiro, alinhando bem as bordas. Pincele mais ovo batido e coloque mais um anel de massa folhada. Repita este processo até obter 5 camadas (a base e mais 4 anéis).

Com o que sobrou da massa folhada você pode fazer cestinhas menores e biscoitinhos de massa folhada. Não amasse a massa e abra novamente para reaproveitar, pois ela vai perder as camadas e não irá crescer no forno.

Recheie as cestinhas com o que preferir, pode ser doce ou salgado, pois a massa folhada é bem neutra. O ideal é usar um recheio cremoso e úmido, para compensar a massa folhada que é seca e crocante!

IMG_6680