Especial de Fim de Ano: Verrines de tomate e salmão

No primeiro episódio deste especial de Fim de Ano, eu levo vocês para passear pelo mercado de Natal da Champs- Élysées e depois faço a receita de duas verrines, excelentes para o aperitivo antes da ceia de Natal ou Ano Novo.

RENDIMENTO: 8 verrines pequenas

INGREDIENTES:
– 8 fatias de pão torrado
– 200ml de creme de leite fresco
– 200g de tomates-cereja
– 100g de salmão defumado
– sal
– pimenta-do-reino
– ervas de Provence
– azeite
– raspas de limão-siciliano + o suco de meio limão

MODO DE PREPARO:
Bata em um processador ou batedeira as fatias de pão torrado até que vire uma farofinha. Tempere com sal, pimenta-do-reino e um fio de azeite. Mexa bem e reserve.

Corte os tomatinhos ao meio, coloque-os em uma travessa que vá ao forno. Tempere com sal, pimenta-do-reino, ervas de Provence e azeite. Mexa bem e leve ao forno pré-aquecido a 240 graus por cerca de 40 minutos.

Corte o salmão defumado em cubinhos pequenos e tempere com dill desidratado. Reserve.

Bata com um fouet ou batedeira elétrica o creme de leite fresco com sal, pimenta-do-reino, raspas de limão siciliano e o suco de meio limão. O ponto deve ser o de chantilly firme.

Depois que os tomatinhos estiverem bem cozidos – eles ficam levemente dourados, o líquido que eles soltam reduzir e devem ficar embebidos pelo azeite – pique-os grosseiramente com uma faca e reserve-os até que esfriem completamente.

Monte suas verrines como preferir, alternando as camadas de ingredientes, uma com tomate, chantilly e farofinha e a outra com o salmão defumado. As verrines podem ser montadas com uma certa antecedência e colocadas na geladeira até a hora de servir. Só não dá para fazer muito antes porque a farofinha ficará murcha.

IMG_6543