Torta+Ratatouille = Tortatouille

postado em: Playlists Tastemade, Salgados | 0

Para o mês de maio, os parceiros da Tastemade Brasil resolveram fazer uma playlist só com receitas inspiradas em filmes. Eu escolhi a animação Ratatouille, que eu adoro e se passa em Paris.

INGREDIENTES:

Para a massa:
– 200g de farinha de trigo
– 90g de manteiga cortada em cubinhos
– 1 ovo
– 1 colher (sopa) de água fria
– 1 colher (café) de sal

Para o recheio:
– 3 berinjelas grandes
– 4 abobrinhas
– 1 pimentão vermelho
– 1 pimentão amarelo
– 400g de molho de tomate
– sal
– pimenta-do-reino
– ervas-de-provence
– azeite

MODO DE PREPARO:

Para a massa:
Misture a manteiga na farinha com a ponta dos dedos até obter algo parecido com uma farofinha. Adicione o sal. Acrescente o ovo, dê uma mexida com as mãos e coloque a água. Misture tudo até obter uma bola de massa homogênea. Embrulhe a massa em plástico filme e leve para a geladeira por 2 horas.
Passado este tempo, abra a massa com um rolo de macarrão e forre sua fôrma pressionando bem com os dedos. Faça furinhos com um garfo ou uma faca no fundo da massa. Reserve enquanto prepara o recheio.

Para o recheio:
Lave bem os legumes pois não vamos tirar as cascas. Com um descascador de legumes ou uma mandolina, corte os legumes no sentido do comprimento em tirinhas ultrafinas.Utilize apenas a parte exterior dos legumes, o miolo com sementes da abobrinha e da berinjela não entra na receita.
Quando eu fiz a receita, deixei para temperar os legumes depois de montados na torta, mas eu achei que faltou tempero, por isso recomendo temperá-los agora, antes da montagem. Regue-os com bastante azeite, uma quantidade generosa de sal, pimenta-do-reino e ervas de provence.
Cubra o fundo da massa da torta com o molho de tomate. Faça um rolinho com uma tira de abobrinha e disponha-o no centro da torta. Envolva este rolinho com uma tira de berinjela e contine esse processo, alternando os legumes até o preenchimento completo da fôrma.
Depois, intercale as finas fatias de pimentão entre as camadas de berinjela e abobrinha.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus. Dependendo da potência de cada forno, o cozimento deve levar entre 1h e 1h30. Passados os primeiros 30 minutos de cozimento, cubra a torta com um pedaço de papel alumínio para ajudar a cozinhar os legumes e não queimar a borda de massa.
Retire do forno quando a berinjela estiver bem escura e molinha.
Sirva com salada ou então como acompanhamento de carnes, peixes e aves. Bon appétit!

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS RECEITAS PARTICIPANTES DA PLAYLIST

CLIQUE AQUI PARA VER A RECEITA DA RATATOUILLE TRADICIONAL 

CLIQUE AQUI PARA VER A RECEITA DA QUICHE LORRAINE