Tartelette verde

postado em: Doces, Playlists Tastemade | 0

Para participar da playlist de receitas monocromáticas da Tastemade Brasil eu resolvi fazer uma tartelette verde, com massa de pistache, ganache de matcha e coulis de kiwi!

Rendimento: 1 torta grande de 28cm ou 8 pequenas

INGREDIENTES:
<para a massa>
– uma receita de pâte brisée (clique aqui)
– 100g de pistaches processados para virar uma pasta

<para o recheio>
– 350g de chocolate branco
– 180ml de creme de leite fresco
– 1 colher (sopa) de chá matcha

<para o coulis>
– 150g da fruta da sua preferência (eu usei kiwi mas pode fazer com framboesa, morango, mirtilo…)
– 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
– algumas gotas de limão

MODO DE PREPARO:
Faça a pâte brisée como eu mostrei neste vídeo. Acrescente a pasta de pistache e amasse bem para que a massa fique homogênea. Embrulhe com plástico filme e leve para a geladeira por 30 minutos. Passado este tempo, abra a massa e forre a sua forma (ou forminhas). Leve para o congelador por 10 minutos. Em seguida, cubra a massa com papel manteiga, coloque lentilhas ou feijões crus para fazer um peso e leve para assar em forno pré-aquecido por 180 graus. Retire do forno, descarte o papel manteiga e os grãos e leve para assar por mais 5 minutos, até que as bordas comecem a ficar douradas. Deixe a massa esfriando.

Enquanto isso prepare o recheio. Derreta o chocolate branco em banho-maria. Reserve. Esquente o creme de leite fresco com o chá matcha até que o chá se dissolva completamente. Vá colocando esta mistura sobre o chocolate derretido, aos pouquinhos, mexendo sempre até obter uma ganache homogênea e brilhante. Deixe esfriar.

Agora prepare o coulis de frutas passando-as no mixer ou liquidificador. Se estiver usando kiwi como eu, prepare uma calda com o açúcar, um pouquinho de água e algumas gotas de limão e incorpore no suco de kiwi. Se estiver usando outra fruta, cozinhe junto com o açúcar e o limão até levantar fervura. Deixe esfriar completamente.

Na hora de montar a torta, recheie com a ganache, cubra com o coulis de frutas e leve para a geladeira por cerca de 1 hora. Sirva com sorvete de pistache e bon appétit!

IMG_7555ed