Stollen + street food em Berlim

No último episódio da série especial em Berlim eu fui visitar o Markthall na quinta à noite, quando ele abriga uma feira de comidinhas de rua do mundo inteiro. De volta pra casa, resolvi fazer a receita do stollen, um pão muito consumido durante as festas natalinas.

INGREDIENTES:

– 1 sachet de fermento para pão desidratado
– 175 ml de leite morno
– 1 ovo grande
– 90g de açúcar
– 1 colher e meia (café) de sal
– 90g de manteiga derretida sem sal
– 375g de farinha + farinha para sovar
– 60g de uvas-passas pretas
– 60g de uvas-passas brancas
– rum para embeber as uvas-passas (opcional)
– 120g de frutas cristalizadas
– 100g de amêndoas laminadas
– 220g de marzipan (opcional)
– açúcar de confeiteiro

MODO DE PREPARO:
Dissolva o fermento para pão no leite morno e reserve. Em uma tigela coloque metade da farinha, o sal e o ovo. Mexa bem e adicione a manteiga derretida. Quando tudo estiver bem misturado, acrescente o leite com o fermento. Misture bem. Vá colocando o restante da farinha aos pouquinhos.

(Antes de começar a receita eu deixei as uvas-passas de molho no rum e coloquei no microondas por 40 segundos para elas absorverem a bebida.)

Quando a massa estiver homogênea, adicione as uvas-passas, as frutas cristalizadas e as amêndoas. Mexa bem e transfira a massa para uma bancada enfarinhada. Vá adicionando farinha e sove a massa até que ela desgrude das mãos.

Faça uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela untada com óleo. Passe um pouco de óleo também por cima da massa e cubra tudo com plástico filme. Deixe crescer por pelo menos 1 hora.

Depois que a massa já tiver crescido, abra um retângulo sobre uma superfície enfarinhada e recheie com um rolinho de marzipan. A receita tradicional pede o marzipan, mas pode fazer o pão sem ele, sem problemas.

Embrulhe o marzipan com a massa e leve o pão para crescer em uma forma untada por mais 30 minutos. Asse então em forno pré-aquecido a 180 graus por 10 minutos. Depois, abaixe o forno para 160 graus e asse por mais 40 minutos ou até que ele esteja bem douradinho.

Cubra todo o stollen com açúcar de confeiteiro e bon appétit!

IMG_3929