Soupe au pistou + passeio em Roussillon

No primeiro episódio da série especial “Provence”, visito Roussillon, a cidade das montanhas vermelhas. No fim do vídeo, faço a soupe au pistou, um clássico provençal para os dias do fim do verão.

Receita da Soupe au pistou

Rendimento: 6 pessoas
Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes:
– 250g de feijão branco
– 250g de vagem verde fininha
– 250 de vagem achatada (ou pode substituir por ervilha torta)
– 4 abobrinhas médias
– 4 batatas médias
– 2 tomates sem pele e sem semente
– 1 cebola
– 1 grande maço de manjericão
– 3 à 4 dentes de alho
– 100g de espaguete fininho
– azeite
– sal grosso

Modo de preparo:
1.Lave e corte as pontinhas das vagens e depois corte-as em pedaços menores. Coloque em uma panela grande junto com o feijão branco. Corte as abobrinhas, a cebola e as batatas em cubos pequenos. Retire a pele e as sementes dos tomates e também corte-os em cubos. Junte todos os legumes na panela e cubra-os com água. Acrescente uma boa pitada de sal grosso e leve para cozinhar em fogo alto.

Assim que levantar fervura e uma espuma se formar por cima, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 1 hora.

Enquanto isso prepare o pistou. Parente do molho pesto, essa versão provençal da pasta de manjericão não leva pinoli nem parmesão. Esmague o alho em um pilão com um pouquinho de sal grosso. Quando formar uma pasta, acrescente o manjericão (que você pode dar uma cortada com a faca antes para facilitar) e pile até que tudo fique homogêneo. Acrescente azeite de oliva aos poucos e pile sempre, até formar uma pasta cremosinha.

Quando os legumes estiverem quase cozidos, quebre o macarrão em pedaços menores e acrescente à sopa. Deixe cozinhar até que fique no ponto. Desligue o fogo. Acrescente o pistou. Mexa bem e sirva quente!

Essa sopa é feita com legumes do verão e servida no fim da estação para celebrar esta época tão linda do ano 🙂

IMG_8838