Soufflé de chocolate + passeio no centro de Paris

postado em: Paris | 0

No vídeo de hoje eu levo vocês para passearem comigo pelo centro de Paris, onde fica o famoso Centre Pompidou. Depois faço a receita de um soufflé au chocolat!

Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES:
-100g de chocolate meio-amargo
– 1 gema
– 1 colher (sobremesa) de maizena
– 100ml de leite
– 3 claras
– 1 pitada de sal
– 40g de açúcar (mais um pouco para passar nas forminhas)
– manteiga para untar as forminhas

MODO DE PREPARO:
Derreta o chocolate em banho-maria e reserve. E outra vasilha, misture a gema com a maizena. Leve uma panelinha ao fogo com o leite e, assim que levantar fervura, despeje um pouquinho sobre a gema, mexendo sem parar. Adicione essa mistura ao restante do leite e leve em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Misture esse creme ao chocolate derretido e deixe amornar.

Bata as claras em neve com uma pitadinha de sal e o açúcar. Incorpore um terço ao creme de chocolate, mexendo vigorosamente. O restante das claras em neve coloque no final, mexendo lentamente com uma espátula, para não perder o volume.

Unte com manteiga e açúcar potinhos do tipo ramequin, com as paredes retas e que vão ao forno. Preencha-os com o creme até que fique a um dedo da borda. (PS: Os meus potinhos são maiores do que os ramequins tradicionais para fazer soufflé, então renderam apenas 3).

Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos. Importante! Não abra o forno enquanto os soufflés estiverem assando. Se preferir, deixe os potinhos prontos na geladeira e só asse na hora de servir!

Sirva assim que retirar do forno e bon appétit!

souffle