PÂTE À CHOUX, O QUE É E COMO FAZER?

1h
médio

Neste episódio do Dicionário gastronômico eu conto a história da massa que deu origem a várias sobremesas famosas como a bomba de chocolate, o profiteroles, o paris brest…

Ingredientes

– 125ml de água
– 125ml de leite
– 125g de manteiga
– 1 pitada de sal
– 150g de farinha
– 5 ovos (+ 1 ovo para pincelar)

 

Modo de preparo

Leve para aquecer a água, o leite, a manteiga e a pitada de sal. Quando a manteiga derreter e os líquidos começarem a ferver, desligue o fogo, adicione a farinha de uma vez e mexa vigorosamente até formar uma bola de massa. Ascenda o fogo novamente e cozinhe por mais alguns minutos para secar a massa, sempre mexendo com uma colher de pau ou espátula.

 

Deixe a massa amornar e coloque os ovos um a um, mexendo sempre. Dependendo do tamanho dos seus ovos, pode ser que você precise usar apenas quatro, ao invés de cinco. O ponto da massa é quando tudo estiver bem incorporado e se vc tentar puxá-la com a colher ela forma um pico e quebra.

 

Coloque a pâte à choux em um saco de confeiteiro e modele de acordo com a sua receita (bolinhas para profiteroles, compridinho para éclair, em forma de círculo para o paris brest etc…). Pincele com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus. 

 

Durante os dez primeiros minutos (ou até a massa crescer um pouquinho), asse com o forno fechado. Depois, coloque uma colher de pau na porta para deixar o forno entreaberto e asse assim até que as massinhas estejam bem douradas. Esse processo é importante porque um vapor se forma dentro da pâte à choux e se o forno ficar fechado, no fim do processo a massa vai ficar úmida e murchar. Retire do forno e deixe esfriar completamente.

 

 

Agora é só continuar a receita, recheando ou fazendo uma cobertura para a sua pâte à choux.

vídeo da receita
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
6 pessoas
pate-choux