Ratatouille + passeio em Isle-sur-la-Sorgue

No terceiro episódio da nossa série especial Provence, visito uma típica feira provençal. Em seguida, mostro o passo-a-passo da ratatouiille!

Rendimento: 4 pessoas
Grau de dificuldade: médio
Tempo de preparo: mais ou menos 1 hora

Ingredientes:
– 1 cebola média
– 250g de tomates
– 250g de pimentões coloridos (eu usei vermelho e verde mas você também pode colocar o amarelo)
– 250g de abobrinha
– 250g de berinjela
– 1 dente de alho
– 1 folha de louro
– 1 raminho de tomilho
– azeite
– sal
– pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Corte todos os legumes e cubinhos pequenos. Em uma frigideira, coloque uma colher de azeite e refogue a cebola. Leve uma panela maior em fogo bem baixo e coloque 2 colheres de sopa de azeite. Coloque a cebola já refogada nesta panela. Na frigideira, refogue os pimentões e depois transfira para a panela maior. Repita esse processo também com a berinjela, a abobrinha e o tomate, respeitando esta ordem. Conforme você for colocando os ingredientes refogados na panela maior, vá mexendo para não grudar no fundo.

Quando todos os legumes já estiverem juntos, esmague um alho sem retirar a casca e coloque na panela, juntamente com o louro e o tomilho. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Assim que os legumes soltarem um pouco de água e começarem a borbulhar, desligue o fogo e transfira-os para uma travessa que vá ao forno. Caso você tenha uma panela de ferro, pedra ou barro que possa ir ao forno, faça todo o processo anterior diretamente nesta panela. Cubra com papel alumínio ou a tampa do recipiente e leve ao forno pré-aquecido a 210 graus por 20 minutos.

Sirva ao lado de carnes e aves grelhados ou assados 🙂

IMG_8912