Quiche lorraine

Os parceiros da Tastemade Brasil estão organizando uma playlist só com receitas boas para piquenique. A minha contribuição é quiche lorraine, um clássico francês!

Quiche Lorraine
Rendimento: 1 forma redonda com 26cm ou 12 forminhas pequenas de 9cm de diâmetro.

INGREDIENTES:

<PARA A MASSA>
– 200g de farinha de trigo
– 90g de manteiga cortada em cubinhos
– 1 ovo
– 1 colher (sopa) de água fria
– 1 colher (café) de sal

<PARA O RECHEIO>
– 2 ovos
– 2 gemas
– 250ml de creme de leite
– 250ml de leite
– 200 a 300g de bacon em cubinhos
– sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO:

<PARA A MASSA>
Misture a manteiga na farinha com a ponta dos dedos até obter algo parecido com uma farofinha. Adicione o sal. Acrescente o ovo, dê uma mexida com as mãos e coloque a água. MIsture tudo até obter uma bola de massa homogênea. Embrulhe a massa em plástico filme e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas.

Passado este tempo, abra a massa com um rolo de macarrão e corte-a para preencher a sua forma (ou forminhas). Forre as forminhas pressionando bem com os dedos. Faça furinhos com um garfo ou uma faca no fundo da massa. Reserve enquanto prepara o recheio.

<PARA O RECHEIO>
Em uma vasilha, misture os ovos e as gemas, coloque um pouco de sal e pimenta-do-reino. Acrescente o creme de leite e o leite e bata bem com um fouet. Coloque os pedacinhos de bacon, já levemente fritos e sem a gordura.

Preencha as forminhas com esse recheio e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos, ou até que a massa e o recheio estejam dourados.

PS: Você pode substituir o bacon por outros ingredientes como alho-poró, queijos, tomate seco etc e criar novos sabores de quiche.

IMG_0532pt