Poire Belle Hélène + Galerie Lafayette e arredores

postado em: Doces, Paris, Passeios, Sobremesas | 0

A pera belle hélène é uma sobremesa clássica francesa que foi inventada em 1864 em homenagem a uma ópera com o mesmo nome. Antes de ver como fazer esta receita, levo vocês para passear comigo pela Galeria Lafayette e seus arredores.

INGREDIENTES:
Rendimentos: 4 porções

– 4 peras do tipo mais durinha (a que eu usei chama-se conference)
– 1 litro de água
– 400g de açúcar
– 1 pau de canela
– 5 cravos
– 2 pedaços de casca de limão
– 1 pedaço pequeno de gengibre
– suco de um limão
– 100g de chocolate meio-amargo
– 4 bolas de sorvete de baunilha
– 4 colheradas de chantilly
– amêndoas torradas

MODO DE PREPARO:
Retire as sementes da pera abrindo um buraquinho na parte de baixo, com muito cuidado. Depois corte uma fatia fina do “fundo”da pera para que ela fique em pé mais facilmente.

Em uma panela coloque a água, o açúcar, a canela, os cravos, o gengibre, as cascas e o suco do limão. Ligue o fogo baixo e assim que o açúcar dissolver acrescente as peras. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que o xarope reduza e as peras fiquem mais transparentes e molinhas (faça o teste inserindo a ponta de uma faca para ver se estão macias). Conforme o xarope for reduzindo, se ele não envolver mais toda as peras, vire-as de tempos em tempos, com cuidado.

Para fazer a calda, pique o chocolate em pedaços bem pequenos e cubra-o com uma concha do xarope usado no cozimento das peras. O xarope precisa estar quente para derreter o chocolate. Mexa bem com um fouet até obter uma calda grossinha.

Na hora de montar a sobremesa você pode fazer como eu fiz, em um prato ao lado do sorvete, chantilly e amêndoas torradas e servir um pouco mais de calda de chocolate em um potinho separado para despejar por cima da pera. Outra maneira de apresentar é colocando em uma taça a pera, a bola de sorvete e o chantilly e regar tudo com a calda quente.

Bon appétit!

IMG_7106-ed