La Place Dauphine

© Paris Tourist Office - Photographe : Marc Bertrand
© Paris Tourist Office – Photographe : Marc Bertrand

Localizada no coração da Île de la Cité, a Place Dauphine é uma das cinco praças reais de Paris. Construída atrás do Palais de la Justice e da Conciergerie – residência e sede do poder real francês entre os séculos X e XIV – ela fica isolada da correria da cidade e é pouco conhecida dos turistas. Seu lado íntimo e secreto faz desta praça uma das mais românticas da capital.

HISTÓRIA
Segunda praça real de Paris, foi construída logo após a Place des Vosges, no Marais. Normalmente as praças reais eram edificadas a mando do rei para comemorar um evento importante da realeza ou suas vitórias militares.
Dauphin era o nome dado ao primeiro filho de um rei, o herdeiro direto da coroa, e é daí que vem o nome deste lugar. Encomendada pelo rei Henri IV, em 1607, ela homenageia seu primeiro filho, o futuro rei Louis XIII, nascido em 1601.
Inicialmente, trinta e dois prédios idênticos foram construídos ao redor desta praça. Porém, a partir do século XVIII, esses edifícios foram modificados, alguns demolidos, outros reconstruídos. Hoje, restam apenas dois prédios originais, localizados na entrada da praça, em frente a estátua de bronze de Henri IV.

ARQUITETURA
Ao contrário da maioria das praças, a Place Dauphine não é quadrada e nem retangular, ela tem um formato triangular. A ponta desse triângulo termina na Pont-Neuf (Ponte Nova), que, apesar do nome, é a ponte mais antiga de Paris.
O formato da praça foi descrito em 1928 no livro Nadja, do escritor e poeta surrealista francês André Breton. Para ele, ali fica o púbis de Paris e, o rio Sena que corre pelos dois lados da praça, são as pernas dessa mulher: “o triângulo da Place Dauphine seria o púbis desta forma sonhada, a matriz original de onde tudo teria nascido”.

CENÁRIO DE FILME
Apesar de estar localizada ao lado de alguns dos pontos turísticos mais visitados da cidade, a Place Dauphine é um tesouro a ser descoberto. O lugar foi cenário para o filme “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen e esconde galerias de arte, restaurantes e cafés charmosos.
Aqui no Le Plat du Jour já foi publicado um vídeo com um passeio pelas ruas de Paris, terminando na Place Dauphine. Para ver o vídeo, clique aqui.

COMO ACESSAR
Place Dauphine – 75001 Paris GPS : 48.8565845 / 2.3420955000000276
Métro: Pont Neuf (linha 7)

 

Helena Ribeiro é brasileira, atriz e mestre em Estudos Teatrais pela Universidade Paris 8. Atualmente cursa o segundo ano de História da Arte e Arqueologia na Universidade Paris-Sorbonne e organiza passeios culturais guiados por Paris junto com sua amiga, a também brasileira, Caroline. Para saber mais sobre os passeios, clique aqui.