Pissaladière + Saint-Rémy-de-Provence

postado em: Especial Provence, Salgados | 0

Mais um vídeo da nossa série especial Provence! Desta vez, visito Saint-Rémy-de-Provence, a cidade natal de Nostradamus e onde Van Gogh produziu a maior parte dos seus quadros! A receita, é a pissaladière 🙂

A pissaladière é um prato típico de Nice, no litoral sul da França. Porém, é conhecido (e consumido) em toda a região sul. Trata-se de uma torta – parecida com uma pizza – coberta por cebolas carameladas, aliche e azeitonas pretas. Seu nome se dá graças a um ingrediente especial, o pissalat, uma pastinha de aliche masserado. Como muita gente não gosta de aliche, existem versões da torta sem o pissalat, apenas com os filezinhos do peixe.

Ingredientes:

<massa>
-300g de farinha
-150ml de leite morno
-150ml de azeite
– 1 sachet (10g) de fermento biológico seco
-1 pitada de sal

<recheio>
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1kg de cebolas cortadas em meia-lua
– 1 colher (sopa) de açúcar
– sal
– pimenta-do-reino
– louro
– tomilho
– filezinhos de aliche em conserva (caso ache o aliche muito forte, substitua por sardinha ou atum)
– azeitonas pretas

Modo de preparo:
Em uma vasilha, coloque a farinha e o sal. Separadamente, dissolva o fermento no leite morno. Acrescente o azeite. Abra um buraquinho no meio da farinha e coloque os líquidos. Mexa bem, rapidamente, para não desenvolver o glúten da farinha, isso fará com que a massa fique mais crocante.

Unte uma forma de pizza com azeite e forre-a com a massa usando as mãos para cobrir toda a superfície. Cubra com um pano limpo e deixe crescer até que dobre de tamanho.

Enquanto a massa cresce, leve ao fogo uma panela grande com 2 colheres de azeite e refogue as cebolas cortadas em meia-lua. Tempere com sal, pimenta, louro, tomilho e o açúcar. Mexa bem e deixe cozinhando em fogo médio com a panela tampada. Mexa sempre para não queimar. Quando as cebolas estiverem molinhas e douradas, pode desligar. Retire as ervas e deixe esfriando.

Na massa já crescida, faça furinhos com um garfo. Em seguida, coloque as cebolas, o aliche e as azeitonas. Leve para assar em forno pré-aquecido, a 200 ºC, por mais ou menos uns 40 minutos, ou até que a massa esteja dourada.

Sirva morno, ao lado de uma saladinha de folhas verdes 🙂

Untitled-1