Picolé de Crème Brûlée

postado em: Doces, Playlists Tastemade | 0

Para espantar o calor que deve estar fazendo agora aí no Brasil pensei em uma receita de picolé super especial, com sabor de crème brûlée.

Rendimento: 10 picolés (no vídeo eu fiz meia receita)
Grau de dificuldade: médio

INGREDIENTES:
– 1 fava de baunilha
– 250ml de leite
– 250ml de creme de leite fresco
– 4 gemas de ovo
– 50g de açúcar
– 100g açúcar cristal ou demerara para a cobertura

MODO DE PREPARO:
Leve uma panelinha ao fogo com o leite, o creme de leite, as sementinhas de baunilha e o que sobrou da fava também. Deixe levantar fervura, desligue o fogo, tampe a panela e reserve.
Em uma vasilha, adicione as gemas e o açúcar. Bata com um fouet até obter um creme amarelo claro. Quando a mistura de leite e creme estiver morna, retire a fava e descarte. Adicione um pouquinho desta mistura às gemas e mexa sem parar. Coloque tudo de volta na panelinha e leve em fogo baixo, mexendo sem parar para que o creme engrosse. O ponto certo é quando você passar o dedo atrás da colher e abrir um caminho que não fecha.  Deixe o creme amornar um pouco antes de colocar dentro das forminhas para picolé.

Leve as forminhas ao freezer por 12 horas.

Na hora de servir os picolés, prepare um crocante de caramelo levando o açúcar para derreter em fogo baixo. Quando obter um caramelo de cor âmbar, despeje sobre uma forma untada com óleo. Assim que estiver duro, quebre até que vire uma farofa crocante.

Desenforme os picolés e cubra-os com a farofinha de caramelo crocante. Sirva imediatamente!

Para ver as receitas de picolé dos outros parceiros da Tastemade Brasil clique aqui!
Para ver a receita tradicional do crème brûlée clique aqui. 

IMG_7031