Fondant au chocolat (aka Petit Gâteau)

postado em: Doces, Inverno, Paris | 0

Aproveitando o Valentine’s Day (que aqui é chamado de Saint Valentin), fui fazer o passeio mais romântico de Paris: o bateau-mouche no Rio Sena. Depois, mostro pra vocês a receita do verdadeiro petit gâteau, o fondant au chocolat.

Várias pessoas me pediram a receita do petit gâteau. Acontece que aqui na França, se você chegar em um restaurante e pedir um petit gâteau o garçom vai te trazer um biscoitinho (rs).

Esta sobremesa, do jeito que a gente conhece no Brasil, é chamada por aqui de fondant au chocolat, coulant au chocolat ou ainda moelleux au chocolat. O criador desta receita é o chef Michel Bras, dono de um restaurante três estrelas Michelin em Laguiole, na região central do país. Foi em 1981, depois de dois anos de teste, que o cozinheiro chegou à receita do seu coulant au chocolat, um bolinho de chocolate amargo com recheio molinho de ganache de café. Desde então, o doce virou um sucesso mundial e ganhou milhares de reproduções. A mais comum é chamada por aqui de mi-cuit, que nada mais é que um bolinho de chocolate assado por pouco tempo no forno para que o seu interior ainda fique cru e molinho. Esta talvez seja a versão mais simples do petit gâteau mas eu quis mostrar pra vocês aqui uma receita o mais próxima possível da original, criada pelo chef Bras.
Espero que vocês gostem 🙂

 

Fondant au chocolat (aka petit gâteau)
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
-Para a ganache-

– 75ml de creme de leite fresco
– 10g de manteiga sem sal
– 50g de chocolate 70% cacau

-Para a massa-

-100g de chocolate amargo 70% de cacau (se você gosta de sobremesas mais doces pode trocar por um chocolate menos amargo)
– 75g de manteiga salgada
– 2 ovos
– 75g de açúcar
– 40g de farinha

Modo de preparo:
-Para a ganache-
Comece preparando a ganache. Leve uma panelinha em fogo médio com o creme de leite fresco e a manteiga. Quando a manteiga estiver derretida e a mistura começar a ferver, retire do fogo e despeje sobre os 50 gramas de chocolate quebrado em pedaços pequenos. Cubra com um prato ou um plástico filme e deixe abafar por uns 3 minutos. Depois mexa bem para que o chocolate derretido se misture com o creme de leite e a manteiga até obter um creme bem homogêneo. Cubra com um plástico filme e leve para a geladeira até que a ganache endureça. Depois, faça bolinhas com a ajuda de duas colheres pequenas e leve-as para congelar por cerca de 4 horas. Esta quantidade de ganache dará para fazer os 4 petit gâteaux e ainda deve sobrar para mais 4.

-Para a massa-

Prepare a massa pelo menos 5 horas antes de servir ou então no dia anterior. Caso você use forminhas de metal ou ramequins (potinhos de porcelana), unte-os com bastante manteiga, enfarinhe e coloque-os na geladeira.

Em uma vasilha, coloque o chocolate picado e a manteiga salgada em cubinhos. Leve para derreter em banho-maria. Em outra tigela misture os ovos e o açúcar, mexendo bem com um fouet ou uma batedeira até que a misture fique mais branquinha e cremosa. Adicione o chocolate derretido com a manteiga. Misture bem e acrescente a farinha. Mexa até obter uma massa homogênea.

Preencha ¾ das forminhas com a massa, coloque a bolinha de ganache congelada no interior e cubra com mais um pouquinho da massa. Leve para congelar por pelo menos 4 horas (o ideal é deixar de um dia para o outro).

Quando a massa estiver congelada, pré-aqueça o forno a 180 graus e asse os bolinhos por cerca de 20 a 30 minutos. Para saber se estão bons, faça o teste do palito na borda (porque o centro vai estar mole, com a ganache), caso o palito saia limpo, já pode retirar do forno. Aguarde uns 5 minutinhos e desenforme em um prato. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva ainda quente ao lado de uma bola de sorvete de creme!

IMG_0740PT