Pâte brisée, o que é e como fazer?

No Dicionário Gastronômico de hoje mostro para vocês uma das receitas de base para tortas doces e salgadas, a pâte brisée.

INGREDIENTES:
– 250g de farinha de trigo
– 1 pitada de sal
– 125g de manteiga sem sal
– 1 gema
– água para dar o ponto

MODO DE PREPARO:
Despeje em uma bancada a farinha, o sal e a manteiga. Com as pontas dos dedos dissolva a manteiga, fazendo o que o franceses chamam de sabler. A mistura deve ficar com a textura de uma farofinha, ou areia molhada.  Bata a gema com um pouquinho de água. Abra um buraco no meio da farinha com os dedos e adicione a mistura de gema e água. Misture tudo até obter uma massa homogênea. Talvez você precise colocar mais água, vá fazendo isso aos poucos já que conforme a manteiga derrete com o calor das mãos a massa vai tomando forma.
Quando conseguir formar uma bola, vamos agora fazer a técnica de fraiser a massa, ou seja, abrir pedaço por pedaço com a palma da mão para que tudo fique mais homogêneo sem que a massa fique elástica.

Junte tudo novamente em uma bola e embrulhe em um plástico filme. Leve para a geladeira por pelo menos 30 minutos. Depois desse tempo você pode abrir a massa com um rolo e forrar a sua forma de torta. leve mais uma vez para a geladeira antes de assar.

Esta massa pode ser assada diretamente com o recheio, no caso de quiches, ou pré-cozidas, caso utilize um recheio que não precise ir ao forno.

Para congelá-la, basta guardar embrulhada em um plástico filme no freezer por até 3 meses. Descongelar à temperatura ambiente antes de usá-la normalmente.

foto