Ostras gratinadas + Rue Mouffetard

postado em: Especial Natal, Paris | 0

Fui dar uma voltinha pela Rue Mouffetard, um dos meus endereços preferidos de Paris. Comprei algumas ostras frescas por lá para fazer uma receita clássica natalina aqui na França, as ostras gratinadas!

INGREDIENTES:
(entrada para 6 pessoas)

– 12 ostras frescas
– 2 gemas de ovo
– 6 colheres (sopa) de espumante
– pimenta-do-reino a gosto
– raspas de limão-siciliano (opcional)

MODO DE PREPARO:
Como as ostras serão gratinadas, uma dica que dou para abrí-las com mais facilidade, é colocá-las em forno bem quente (pré-aquecido a 240 graus), por uns 7 minutos, ou até que elas comecem a abrir sozinhas. Este método não é indicado caso você vá consumir as ostras cruas, porque elas começam a cozinhar ligeiramente no forno.

Com o auxílio de uma faca com ponta, abra as ostras enquanto ainda estiverem quentes (use um pano de prato para segurá-las e não queimar as mãos). Descarte toda a água que está dentro da concha pois ela é muito salgada. Com a ponta da faca, desprenda o molusco da concha para facilitar na hora de comer. Disponha cada ostra em um refratário forrado com bastante sal grosso. Isso ajudará a manter as conchas equilibradas para que o molho que colocaremos depois não vase.

Para preparar o sabayon, misture em uma tigela as gemas, a pimenta-do-reino, as rapas de limão e o espumante. Leve essa mistura em banho-maria e bata com um fouet por cerca de 5 minutos, até obter um creme fofinho e aerado. Retire do banho-maria e continue a bater até que o fundo da tigela esfrie.

Disponha o sabayon sobre cada ostra e leve para gratinar. Fique de olho, o tempo varia de forno para forno, mas é coisa rápida, cerca de 3 a 4 minutinhos.

Sirva imediatamente!

IMG_0051