Œufs en meurette + Côte de Nuits

No último episódio da série da Bourgogne, a gente vai passear pelos vinhedos da Côte de Nuits, uma faixa de terra conhecida por grandes vinhos como Romanée Conti e Clos de Vougeot!

Depois do passeio, mostro pra vocês uma receita super típica bourguignonne, o  œuf en meurette. Este prato, habitualmente servido como entrada, leva este nome porque ele ficava disposto na meurée, um murinho que existe na entrada das casas dosvignerons. Originalmente esta receita nada mais era do que um ovo poché feito no molho que sobrava do boeuf bourguignon, por isso a semelhança de ingredientes!
INGREDIENTES:
Para 2 porções

<para o molho>
– 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
– 1 cenoura média
– 2 minicebolas
– 1 colher (sopa) de açúcar demerara
– 120g de demi-glace ou 150ml de caldo de carne sem sal
– ½ litro de vinho tinto seco
– 1 bouquet garni com louro e tomilho
– 1 dente de alho
– sal e pimenta-do-reino
– 1 colher (sopa) de farinha de trigo

<pra o ovo poché>
– 2 ovos
– 30ml de vinagre branco
– 300ml de água

<para a montagem>
– 100g de bacon em cubinhos
– 15 unidades pequenas de cogumelos-de-paris frescos
– 4 fatias de pão
– azeite
– pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO:
Para fazer o molho, corte a cenoura em cubinhos e as minicebolas em rodelas. Leve uma panela em fogo médio, adicione uma colher (sopa) de manteiga e refogue as cebolinhas. Adicione o açúcar. Quando começar a caramelar, coloque também as cenouras. Dê uma refogada e adicione o demi-glace. Deixe reduzir pela metade e coloque o vinho. Acrescente o bouquet garni e o alho, com casca mesmo, só amassadinho com a faca. Abaixe o fogo e deixe o molho cozinhando por uns 15 a 20 minutos.
Depois deste tempo, coe para retirar todas as partes sólidas. Leve a outra colher de manteiga para uma panela, adicione a colher de farinha para fazer o roux. Quando a farinha começar a ficar cozida, adicione o molho já coado aos pouquinhos, sempre mexendo com um fouet até que ele dê uma engrossada. Tempere com sal, pimenta-do-reino e, caso o molho esteja muito ácido, corrija com um pouquinho de açúcar.

Enquanto isso, leve para fritar os pedacinhos de bacon e os cogumelos cortados em quatro. Tempere com pimenta-do-reino e reserve.

Prepare agora as torradas. Doure em uma panela com um pouco de azeite, as fatias de pão, dos dois lados, e reserve em um prato.

A próxima etapa é fazer o ovo poché. Coloque a água em uma panela e leve em fogo alto. Quando começarem a aparecer as primeiras bolinhas, abaixe o fogo para o mínimo, para que a água não ferva. Adicione um ovo (melhor fazer um ovo de cada vez) com casca e tudo e conte dez segundos. Retire o ovo e quebre-o diretamente dentro da água quente. Conte 3 minutos e retire com muito cuidado.

Disponha as torradinhas em um prato, o ovo por cima. Cubra com o bacon, os cogumelos e regue com o molho de vinho tinto. Bon appétit!