Sainte-Chapelle + Nid de Pâques

postado em: Doces, Paris | 0

No vídeo de hoje eu visito a Sainte-Chapelle, uma igreja construída no século 13 para abrigar as relíquias da Paixão de Cristo. Como receita, faço pequenos ninhos de suspiro recheados com frutas amarelas!

INGREDIENTES:
– 2 claras (cerca de 80g)
– 150g de açúcar
– 1 colher (café) de suco de limão
– 1 colher (café) de canela
– abacaxi, manga, maracujá ou outras frutas da sua preferência
– chantilly
– ovinhos de chocolate para decorar

MODO DE FAZER:
Coloque as claras em uma vasilha e comece a bater com uma batedeira. Adicione o suco de limão. Quando começar a espumar, vá colocando o açúcar, aos pouquinhos. Assim que o merengue atingir um ponto mais firme, formando um bico, estiver brilhante e você não sentir mais nenhum grãozinho de açúcar entre os dedos, pare de bater.

Coloque o merengue em um saco de confeiteiro com bico pitanga. Molde os ninhos sobre uma forma forrada com papel manteiga e leve para assar em forno pré-aquecido a 100 graus por 1 hora. Se a temperatura mínima do seu forno for superior a 100 graus, deixe a porta entreaberta com o auxílio de uma colher de pau.

Enquanto os merengues estão no forno, pique em cubinhos pequenos as frutas. Eu usei abacaxi, manga e maracujá porque gosto da combinação das frutas mais ácidas com o doce do suspiro mas você também pode colocar morangos, frutas vermelhas ou outras frutas que preferir.

Depois de assados, deixe  os merengue esfriarem completamente e só monte a sobremesa na hora de servir. Recheie os ninhos com as frutas picadas, o chantilly e decore com os ovinhos de chocolate. Bon appétit et une joyeuse Pâques!

Para saber mais sobre os diferentes tipos de merengue, clique aqui. 

IMG_7519ED