Navettes provençais + passeio em Les-Baux-de-Provence

postado em: Doces, Especial Provence | 0

Neste último episódio da nossa série especial Provence, visitamos as ruínas do castelo medieval de Les-Baux-de-Provence. No final do episódio mostro pra vocês como fazer as navettes, um biscoitinho muito delicado com aroma de água de flor de laranjeira 🙂

Ingredientes:
– 300g de farinha
-150g de manteiga em temperatura ambiente
– 1 pitada de sal
– 100ml de água
– 120g de açúcar
– 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira

Modo de preparo:
Incorpore a manteiga na farinha, com as mãos, até que fique com a textura de uma farofinha. Adicione a pitada de sal e misture tudo. Enquanto isso, em uma panelinha leve para aquecer o açúcar e água. Quando o açúcar estiver todo dissolvido, pode desligar o fogo. Reserve.

Acrescente a água de flor de laranjeira na mistura de farinha com manteiga e misture bem. Vá colocando aos poucos o xarope de açúcar até obter uma massa lisa e homogênea. Leve a massa para gelar no congelador por uns 10 minutos (ou na geladeira por 30 minutos). Como a massa é à base de manteiga, ela vai firmar e você vai conseguir moldar o biscoitinhos.

Modele as navettes em formato de losango, deixando um buraquinho no meio. Leve para assar em forno pré-aquecido, a 180 graus, por mais ou menos 15 minutos. Quando os biscoitinhos estiverem começando a dourar, retire do forno.

IMG_9359