Muffin de Croque Madame

Uma versão original de um clássico francês: o croque madame!

Rendimentos: 4 muffins
INGREDIENTES:
– 8 fatias de pão de forma
– 4 fatias de presunto
– 100g de queijo (emmental, gruyère, comté, mussarela)
– 4 ovos

<para o molho béchamel>
– 40g de manteiga
– 40g de farinha de trigo
– leite até dar o ponto
– sal
– pimenta-do-reino
– noz-moscada

MODO DE PREPARO:
Comece a receita fazendo o molho béchamel. Leve uma panelinha em fogo baixo e derreta a manteiga. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem para cozinhar a farinha. Quando começar a ficar com uma cor dourada, acrescente o leite frio, aos pouquinhos, sempre mexendo com um fouet para não empelotar. Assim que atingir a textura de um creme espesso desligue o fogo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Cubra com um plástico filme em contato com o creme e reserve.

Retire a casquinha das fatias de pão de forma. Com um rolo de macarrão achate-as, para que fiquem bem finas. Passe manteiga derretida dos dois lados de cada fatia. Forre seus ramequins ou forminhas para cupcakes com papel manteiga e acomode as fatias de pão moldando em formato de cestinha. Cole a fatia de presunto, uma colher (sopa) de molho béchamel, um pouquinho do queijo ralado e o ovo (que aqui uso com a metade da clara). Cubra tudo com mais molho béchamel tomando cuidado para não estourar a gema do ovo. Salpique com queijo e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 10 a 12 minutos. Sirva ao lado de uma salada de folhas verdes e bon appétit!

Este vídeo faz parte da playlist da Tastemade Brasil só com receitas para um jantar em menos de 20 minutos. Para ver todos os participantes clique aqui.

IMG_7395