A melhor mousse de chocolate do mundo!

postado em: Doces, Playlists Tastemade | 0

Uma versão muito mais leve de um clássico francês: a mousse au chocolat!

A clássica mousse de chocolate leva apenas dois ingredietes: chocolate derretido e ovo. As gemas vão cruas no chocolate e as claras em neves deixam a mistura mais aerada. Apesar de muito gostosa, eu acho essa receita um pouco enjoativa e meio pesada. Mas tudo mudou quando eu descobri essa mousse, de autoria do chef pâtissier Philippe Conticini. Ele troca as gemas por uma mistura de creme de leite e leite e o resultado é a melhor mousse de chocolate do mundoooooo!

INGREDIENTES:
– 230g de chocolate amargo
– 70ml de leite semi-desnatado
– 150ml de creme de leite fresco
– 35g de açúcar
– 7 claras em neve
– 1 pitada de flor de sal

MODO DE PREPARO:
Leve o chocolate para derreter em banho-maria. Em uma panelinha, aqueça o creme de leite e o leite, sem levantar fervura. Despeje os líquidos sobre o chocolate derretido, aos pouquinhos, e vá misturando bem até obter um creme homogêneo. Reserve.

Leve à batedeira as claras e o açúcar e bata bem até que elas fiquem firmes, em ponto de neve. (PS: caso você utilize o chocolate ao leite no lugar do amargo, não precisa colocar açúcar).

Adicione um terço das claras em neve no chocolate, mexendo bem. Depois, os outros dois terços vá colocando aos poucos e mexendo delicadamente com um espátula para que a mistura fique levinha e aerada.

Coloque em uma travessa, em ramequins individuais, ou, como fiz no vídeo, no interior de ovinhos de chocolate. Salpique um pouquinho de flor de sal sobre a mousse e leve para gelar até que fique firme.

Esta receita faz parte da Playlist de Páscoa dos parceiros daTastemade Brasil, Para ver todos os vídeos, clique aqui.

IMG_1029pt