Cinque Terre + Mille-Feuille de cannoli

No terceiro episódio da série especial que eu gravei na Itália, mostro Vernazza e Monterosso, duas cidades lindas das Cinque Terre, na costa da Ligúria. No final do passeio tem receita de um cannoli versão mil-folhas.

Rendimento: 6 mil-folhas

INGREDIENTES:
<para a massa>
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 35g de manteiga sem sal
– 1 colher (sopa) de açúcar
– 1 pitada de sal
– 1 pitada de canela em pó
– 1 gema
– 1/2 xícara de vinho branco seco

<para o recheio>
– 500g de ricota
– 120g de açúcar
– raspas de limão-siciliano
– 2 folhas de gelatina incolor e sem sabor ou 1 colher (chá) de gelatina em pó
– suco de um limão-siciliano quente

PS: como a ricota do Brasil é mais seca e granulada, para chegar a uma textura mais cremosa, peguei esta dica no canal da Marina Bibas, do Confissões de uma Doceira Amadora. Utilize 250g de ricota sem sal, 200g de creme de ricota e 50g de iogurte natural, bata bem na batedeira até que fique cremoso. 

MODO DE PREPARO:
<para a massa>
Misture em uma vasilha a farinha, a manteiga, o sal e a canela, com as pontas dos dedos, até obter uma farofinha. Adicione a gema de ovo e incorpore à mistura. Coloque então o vinho e vá mexendo até que forme uma bola de massa. Leve então a massa para uma bancada e sove por uns 15 minutos, até que fique lisa e elástica. Separe a massa em dois e abra em uma superfície enfarinhada com um rolo até formar um retângulo. Dobre a massa, envolva com plástico filme e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora, melhor se puder deixar de um dia para o outro.

Enquanto isso, comece a preparar o creme. Bata na batedeira elétrica a ricota (ou a mistura de ricota, creme de ricota e iogurte), com o açúcar de confeiteiro. Acrescente raspas de limão-siciliano. Hidrate a gelatina no suco do limão quente. Despeje no creme. Mexa tudo muito bem e leve para gelar.

Depois que a massa já descansou na geladeira, é hora de abrí-la. Se você tiver um cilindro para fazer macarrão, pode usar para ser mais fácil. Caso contrário, abra a massa com um rolo mesmo, em uma superfícia enfarinhada, até que ela fique beeeem fininha. Corte 3 retângulos iguais para cada mil-folhas. Fure-os dos dois lados com um garfo e leve para fritar em óleo quente.

Quando estiverem douradinhos dos dois lados, deixe encorrendo a gordura em uma peneira e espere até que a massa esteja fria.

Quando o creme de ricota já estiver mais firme, transfira-o para um saco de confeiteiro.

Monte as mil-folhas apenas na hora de servir, caso contrário o creme vai amolecer a massa. Coloque no prato um retângulo de massa, cubra com o creme e repita esta operação. Na última camada, salpique açúcar de confeiteiro e raspas de limão. Buon appetito!

IMG_6061