Especial de Fim de Ano: Magret de pato com molho de mel

Para o prato principal da minha ceia, eu resolvi variar um pouco dos tradicionais assados para fazer um clássico francês: o magret de pato. Antes de mostrar o passo-a-passo da receita, levo vocês para passearem comigo pelo Bercy Village, um shopping ao ar livre que funciona em um antigo depósito de vinhos.

 

Rendimento: 6 porções

INGREDIENTES:
– 3 peças de peito de pato com cerca de 350 gramas cada uma
– 1 copo de água
– 20g de mel
– 1 colher (chá) de canela em pó
– 1 colher (chá) de gengibre em pó
– 1 colher (chá) de noz-moscada ralada
– as raspas de uma laranja
– sal e pimenta-do-reino

MODO DE PREPARO:
Comece temperando os filets com sal e pimenta. Depois, retire o nervo que fica atrás da peça para impedir que ela encolha na panela. Com uma faca afiada, quadricule a pele do peito tomando bastante cuidado para não atingir a carne.

Leve para dourar, do lado da pele, em uma frigideira bem quente. Conte 1 minuto e meio. Vire e deixe mais dois minutos do lado da carne. Retire os peitos da panela e transfira para uma vasilha que vá ao forno.

Descarte a gordura que ficou na frigideira. Ainda em fogo alto, coloque a água, o mel, as especiarias, as raspas de laranja e um pouco de pimenta-do-reino. Deixe reduzir até que ganhe a consistência de uma calda.

Pincele a pele dos peitos de pato com essa calda e leve-os em forno pré-aquecido a 220 graus por 8 minutos.

Retire do forno e deixe descansar por uns 10 minutos. Na hora de servir, corte os filézinhos e passe-os rapidamente na frigideira para esquentar. Tome cuidado para não cozinhar demais, o pato deve ser consumido rosado, caso contrário a carne fica muito dura.

Monte os pratos com os filézinhos, um pouco de molho por cima e o acompanhamento de sua preferência! Bon appétit!

foto