Le Musée Picasso

By Guillaume Baviere (Flickr: 2010-07-25) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons
Foto: Guillaume Baviere. Creative Commons
O Museu Picasso reúne mais de 5000 obras além de arquivos pessoais do artista espanhol Pablo Picasso. Ele está instalado no prestigioso Hôtel Salé, um lindo casarão histórico que fica no bairro do Marais, em Paris.

HÔTEL SALÉ
A história desse grande hôtel particulier parisiense começa em 1656 quando Albert de Fontenay, um rico e ambicioso investidor, manda construir uma grande mansão que deveria rivalizar com os casarões dos nobres que habitavam o Marais. A construção é comandada pelo arquiteto Jean Boullier que se inspira no barroco italiano e cria um prédio inovador. Apesar da fachada sóbria, o frontão com as armas do senhor de Fontenay e outros elementos decorativos como guirlandas e esfinges nos informam visualmente sobre a importância social do morador. No interior da mansão, a escadaria monumental é o único resquício original desta época.

Em 1962, a Cidade de Paris adquire o imóvel e o submete a uma longa restauração. Nessa época, os herdeiros de Picasso estão fazendo um acordo com o Estado Francês sobre os altos impostos que recaem sobre a enorme herança deixada pelo artista. O acordo prevê que, em troca de abatimentos nos impostos, a família doe uma parte da coleção do artista. Então, o Estado decide abrigar as centenas de obras doadas no recém-restaurado Hôtel Salé.

O MUSEU
O Museu Picasso foi inaugurado em 1985 com as obras recebidas no acordo além da coleção pessoal do artista que inclui nomes como Cézanne, Braque e Matisse. Em 2009, o espaço fechou para reformas e, finalmente, em 2014, é novamente aberto ao público.

Hoje, a coleção está organizada cronologicamente, o que facilita a compreensão desse gênio plural que foi Pablo Picasso – um artista que criou uma verdadeira revolução nas artes plásticas, com o Cubismo, e que sempre esteve em um estado de perpétua impulsão criativa, passando por várias fases.

Quer ver o bairro do Marais em vídeo? Clique aqui. 

COMO ACESSAR
Museu Picasso – 5, rue de Thorigny – 75003 – Paris
Horário de funcionamento: 11h30 às 18h (sáb. e dom. a partir das 9h30; fecha seg.)
Metrô: Saint-Paul (linha 1), Saint-Sébastien-Froissart e Chemin Vert (linha 8).

Caroline Ribeiro é brasileira, formada em cinema e atualmente cursa o terceiro ano de História da Arte e Arqueologia na Universidade Paris-Sorbonne. Ela organiza passeios culturais guiados por Paris junto com sua amiga, a também brasileira, Helena. Para saber mais sobre os passeios, clique aqui.