La Sainte-Chapelle

© Paris Tourist Office - Daniel Thierry
© Paris Tourist Office – Daniel Thierry

A Sainte-Chapelle é uma capela real situada no coração da Île de la Cité, no interior do Palácio da Justiça, em Paris. Ela foi construída a mando do rei Louis IX, que foi canonizado como São Luís, para abrigar as relíquias da Paixão de Cristo.

A HISTÓRIA
Rei da França entre 1226 a 1270, Louis IX teve um reinado marcado por um período de prosperidade e paz. Muito religioso, ele deu atenção especial aos pobres, proibiu a prostituição, os jogos e a blasfêmia. Em 1239, ele compra do imperador de Constantinopla, Balduíno II, a coroa de Espinhos de Jesus Cristo. Após pagar a exorbitante soma de 135.000 libras, Louis IX ordena a construção da Sainte-Chapelle, uma capela erguida dentro do Palácio Real para acolher a relíquia. O valor investido para a compra da coroa foi bem mais alto do que todo o dinheiro usado para a construção da igreja, que custou cerca de 45.000 libras. À coroa de espinhos, acrescentou-se um fragmento da cruz onde Cristo foi crucificado, transformando a Sainte-Chapelle em um precioso relicário.

A ARQUITETURA
Levantada em apenas sete anos, a igreja é uma obra-prima da arquitetura gótica radiante – período na cronologia da arquitetura que vai de 1240 a 1350. Uma das suas características principais deste estilo é a preocupação com o tratamento da luz e a leveza da estrutura aparente. Nesse período, a estrutura dos prédios são reforçadas por uma espécie de armadura de ferro, facilitando assim a construção de igrejas cada vez mais altas com paredes cada vez mais finas. Esse novo modelo permite substituir as paredes por janelas enormes; e quanto mais janelas, mais luz.

A Sainte-Chapelle é formada por duas capelas sobrepostas. A capela baixa, que era reservada aos funcionários e moradores do palácio, tem paredes pintadas com cores fortes, predominantemente azul, dourado e vermelho, e estampadas com a flor de lis, símbolo da nobreza francesa. Uma pequena escada em caracol leva à capela alta, de uso exclusivo da família real e da corte. Deslumbrante, ela tem 15 janelas com mais de 15 metros de altura formando ao todo 1.113 imagens. A leitura dos vitrais começa na primeira janela ao norte, com o Antigo Testamento e termina na grande rosácea que é dedicada ao Apocalipse.

Hoje o lugar é classificado como monumento histórico e não funciona mais como igreja. As relíquias da Paixão também não ficam mais expostas ali e hoje estão guardadas na Catedral de Notre-Dame. Além de estar aberta ao público para visitas durante o dia, a Saite-Chapelle também conta com uma programação de concertos de música clássica à noite.

Aqui no Le Plat du Jour já foi publicado um passeio em vídeo pelo interior da capela. Para assistir acesse: https://youtu.be/bSzDMO_p77w

COMO ACESSAR
Sainte- Chapelle – 8, Boulevard du Palais, 75001, Paris.
Metrô: Cité. (linha 4), Châtelet (linhas 1,7,11,14), Saint-Michel (RER B ou C)
Horário de funcionamento : 9h às 13h e 14h15 às 17h (seg. a sex. ; sáb. e dom. sem intervalo).

Helena Ribeiro é brasileira, atriz e mestre em Estudos Teatrais pela Universidade Paris 8. Atualmente cursa o segundo ano de História da Arte e Arqueologia na Universidade Paris-Sorbonne e organiza passeios culturais guiados por Paris junto com sua amiga, a também brasileira, Caroline. Para saber mais sobre os passeios, clique aqui.