La Cinémathèque française

Objetos do museu da cinemateca francesa. © Paris Tourist Office - Amélie Dupont
Objetos do museu da cinemateca francesa. © Paris Tourist Office – Amélie Dupont

Em 1936, Henri Langlois, apaixonado pela sétima arte, cria a Cinémathèque Française, um dos principais centros de preservação e difusão cinematográfica do mundo. Seu objetivo era fundar um espaço para exibir filmes, conservá-los, restaurá-los, estudá-los e principalmente, guardá-los para as futuras gerações.

Ali, no fim dos anos 50, alguns jovens franceses mudaram a história do cinema. Truffaut, Godard, Rohmer, Chabrol, Resnais, entre outros, descobriram antigas películas e decidiram que se o mundo mudava, a forma de representá-lo no cinema deveria mudar também. Surge então o movimento conhecido como Nouvelle Vague.

O espaço tem uma programação diária intensa de filmes franceses e internacionais, novos e antigos. Além disso, uma área é reservada a grandes exposições – em 2012 a mostra dedicada ao cineasta Tim Burton atingiu recordes de público, com 350 mil visitantes. Atualmente, está em cartaz uma retrospectiva que homenageia Martin Scorsese.

No Museu da Cinemateca fica uma coleção de objetos ligados ao mundo do cinema: as primeiras câmeras e projetores, pôsteres antigos, fotos dos bastidores e figurinos das estrelas de Hollywood. Uma réplica do robô do filme alemão “Metrópolis”, de 1927, também está entre as peças expostas. Mas talvez o objeto mais famoso da coleção seja a cabeça mumificada da Sra. Bates, utilizada em “Psicose”, do diretor Alfred Hitchcock. Recentemente, Martin Scorsese doou ao museu o autômato do filme “A Invenção de Hugo Cabret”.

Desde 2005, a Cinémathèque Française ocupa um prédio desenhando pelo famoso arquiteto Frank Gehry, o mesmo que projetou o Wall Disney Concert Hall, em Los Angeles, e a recém-inaugurada Fondation Louis Vuitton, no 16° distrito de Paris. A construção fica no parque de Bercy, pertinho do Bercy Village, uma área super charmosa com restaurantes e lojas, fora do circuito turístico. Aqui no Le Plat du Jour já foi publicado um passeio em vídeo pelo Bercy Village, assista aqui.

COMO ACESSAR:
Cinémathèque française – 51, Rue de Bercy, Paris, 75012
Metrô: Bercy (linhas 6 e 14)

Caroline Ribeiro é brasileira, formada em cinema e atualmente cursa o terceiro ano de História da Arte e Arqueologia na Universidade Paris-Sorbonne. Ela organiza passeios culturais guiados por Paris junto com sua amiga, a também brasileira, Helena. Para saber mais sobre os passeios, clique aqui.