Hachis Parmentier + Hôtel des Invalides

postado em: Paris, Prato principal, Salgados | 0

Depois de um passeio pelo Hôtel des Invalides, que hoje abriga o Museu do Exército, mostro pra vocês a receita de um escondidinho francês: o hachis parmentier.

Rendimentos: 6 porções

INGREDIENTES:
– 500g de batatas
– 100ml de creme de leite
– noz-moscada
– sal
– pimenta-do-reino
– 500g de carne bovina dura tipo músculo ou paleta em cubos
– azeite
– 2 cenouras médias
– 1 cebola média
– 2 dentes de alho
– 1 folha de louro
– farinha e rosca e queijo ralado para gratinar

MODO DE PREPARO:
Descasque as batatas, corte-as em cubinhos e leve para cozinhar em uma panela com água quente e sal. Quando estiverem molinhas, escorra a água e amasse tudo. Leve a panela em fogo baixo e coloque o creme de leite, para fazer um purê. Tempere com noz-moscada e sal. Reserve.

Agora você pode preparar a carne. Em uma panela de pressão, coloque um fio de azeite e sele os cubos de carne em fogo alto até que todos os lados fiquem bem douradinhos. Acrescente então as cenouras sem casca e cortadas em rodelas, as cebolas cortadas em quatro, os dentes de alho inteiros e sem casca e a folha de louro. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Cubra tudo com água quente e leve para cozinhar na pressão. Você também pode preparar esta carne sem ser na pressão, mas neste caso conte cerca de 2 horas até que ela fique bem molinha.
Na panela de pressão, depois de uns 40 minutos a carne deve estar mole, desfiando. Coloque-a então em um processador junto com um terço das cenouras usadas no cozimento, as cebolas e os dentes de alho. Descarte a folha de louro. Coloque também uma concha do caldo do cozimento. Processe dando pulsadas, até que a carne fique desfiada e úmida.  Caso tenha sobrado muito caldo na panela não descarte, ele pode ser usado na preparação de sopas, molhos e outras receitas. Você também pode reaproveitar uma carne de panela que tenha sobrado ou fazer um refogadinho de carne moída para esta receita.

Unte uma travessa que vá ao forno com um pouquinho de azeite. Coloque toda a carne, espalhando bem. Coloque o purê de batatas por cima e ajeite bem, deixando tudo bem lisinho. Salpique a farinha de pão e um pouco de queijo ralado por cima e leve para gratinar em forno pré-aquecido a 180 graus.

Sirva o seu hachis parmentier com um saladinha e bon appétit!

IMG_7059