gougères + cave de Crémant

Dando continuidade na nossa série gravada na Bourgogne, no vídeo de hoje visitamos as caves da Parigot et Richard, uma maison que fabrica o crémant de Bourgogne. Depois, mostro uma receita ótima de gourgères, o pão de queijo dos franceses.

Os gougères são pãezinhos de queijo franceses feitos com umapâte à choux salgada. Na Bourgogne, eles são sempre servidos antes das refeições, como aperitivo, ao lado de uma taça de crémant, o espumante local.

INGREDIENTES:
– 60ml de água
– 60ml de leite
– 60g de manteiga
– 1 pitada de sal
– 75g de farinha
– 2 ovos (+ 1 ovo para pincelar)
– 150g de queijo emmental (ou outro da sua preferência) ralado
– pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO:
Leve para aquecer a água, o leite, a manteiga e a pitada de sal. Quando a manteiga derreter e os líquidos começarem a ferver, desligue o fogo, adicione a farinha de uma vez e mexa vigorosamente até formar uma bola de massa. Ascenda o fogo novamente e cozinhe por mais alguns minutos para secar a massa, sempre mexendo com uma colher de pau ou espátula.

Deixe a massa amornar e coloque os ovos um de cada vez, mexendo sempre. O ponto da massa é quando tudo estiver bem incorporado e se vc tentar puxá-la com a colher ela forma um pico e quebra. Adicione o queijo ralado e a pimenta-do-reino. Misture tudo.

Coloque a pâte à choux em um saco de confeiteiro e faça bolinhas pequenas em uma forma forrada com papel manteiga. Pincele com o ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus. Durante os dez primeiros minutos (ou até a massa crescer um pouquinho), asse com o forno fechado. Depois, coloque uma colher de pau na porta para deixar o forno entreaberto e asse assim até que os pãezinhos estejam bem dourados. Esse processo é importante porque um vapor se forma dentro da pâte à choux e se o forno ficar fechado, no fim do processo a massa vai ficar úmida e murchar. Retire do forno e sirva!

IMG_3501