Gâteau de Savoie + atividades em Courchevel | Especial Courchevel

postado em: Doces, Especial Courchevel, Lanche | 0

Este é o último episódio da série especial que eu gravei em Courchevel, nos Alpes Frances. Além de mostrar um pouquinho mais sobre as atividades disponíveis na estação faço a receita do gâteau de savoie, um bolo típico da região.

INGREDIENTES:
(para as duas receitas de bolo)
– 4 ovos
– 60g de farinha
– 60g de maizena
– 80 gramas de açúcar
– 1 pitada de sal
– 200g de frutas vermelhas
– 100g de açúcar
– gotas de limão
– açúcar de confeiteiro para a decoração

MODO DE PREPARO:
Separe as claras da gemas. Adicione o açúcar às gemas, mais a farinha e a maizena e mexa bem até obter uma massa homogênea. Bata as claras em neve com uma pitadinha de sal. Adicione as claras à massa, delicadamente, para não perder o volume. Leve para assar em uma forma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido à 180ºC. No vídeo eu dividi a receita e preparei dois bolos para não ter que cortar ao meio na hora de montar. Você pode fazer apenas uma receita e cortar ao meio, sem problemas.

Enquanto o bolo assa, prepare a geleia levando as frutas vermelhas em uma panelinha em fogo médio com o açúcar e algumas gotas de limão. Deixe cozinhando até que as frutas se dissolvam e a misture ganhe a consistência de uma geleia.

Desenforme os bolos e disponha sobre uma grelha para esfriarem. Na hora de montar, coloque em um prato bonito o primeiro bolo, cubra com a geleia e feche com o segundo bolo. Salpique tudo açúcar de confeiteiro.

 

IMG_8003