galettes bretonnes e passeio no Maltby Market

postado em: Doces, Especial Londres, Inverno | 0

No último episódio da série especial em Londres levo vocês para conhecerem o Maltby Street Market. E para combinar com o tradicional chá inglês, ensino a receita das galettes bretonnes, un biscoitinho amanteigado típico da Bretagne 🙂

INGREDIENTES:
– 250g de farinha
– 1 colher (chá) de fermento químico
– 150g de açúcar
– 1 pitada de sal
– 1 ovo e 3 gemas
– 150g de manteiga com sal

MODO DE PREPARO:
Em uma vasilha coloque a farinha e o fermento e dê uma mexida. Adicione o açúcar, uma pitada de sal, 1 ovo e 2 gemas. Mexa bem até incorporar os ovos aos ingredientes secos.

Adicione a manteiga em temperatura ambiente e cortada em cubinhos. Misture tudo com as mãos até obter uma massa homogênea. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por uma hora.

Passado o tempo de descanso, enfarinhe a superfície onde vai abrir a massa e abra-a com a ajuda de um rolo de macarrão. Se precisar, coloque farinha no rolo e por cima da massa também.

Não precisa abrir com uma espessura muito fina. Corte os biscoitinhos usando um cortador, um copinho ou algum molde rendondo.

Para dar a “cara” das tradicionais galettes bretonnes, precisamos fazer umas marquinhas quadriculando a superfície, mas esse processo é opcional.
Para isso, passe um garfo na farinha e com a parte de trás pressione sob os biscoitinhos cruzando as marcas deixadas pelo garfo.

Disponha os biscoitos em uma forma forrada com papel manteiga, pincele com uma gema de ovo diluída em um pouco de água e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até que eles fiquem levemente dourados.

Quando saírem do forno, as galettes ainda estarão molinhas. Transfira para uma superfície fria ou uma grelha e deixe-as esfriar para que fiquem crocantes!

 galettes