Le Palais + galettes de sarrasin

Continuando a série que gravei em Belle-Île-en-Mer, na Bretagne, hoje mostro pra vocês a principal cidadezinha desta ilha: Le Palais. No final do passeio, vou pra cozinha para fazer a receita das galettes de sarrasin, o crepe salgado francês.

INGREDIENTES:
Rendimento: 10 galettes

– 300g de farinha de sarraceno
– 600ml de água
– 1 colher (chá) de sal marinho

PS: a proporção será sempre uma medida de farinha para o dobro de água. O sal você dosa a gosto, dependendo da quantidade que for fazer.

MODO DE PREPARO:
Misture em uma vasilha a farinha, o sal e metade da quantidade da água. Bata por alguns minutos com o fouet até que a massa fique bem homogênea e mais elástica. Coloque o restante da água, não mexa mais. Cubra com um plástico filme e deixe na geladeira de um dia para o outro. Como essa farinha não contém glúten, o tempo de descanso é importante, caso contrário as galettes ficarão mais quebradiças.

No dia seguinte, misture tudo muito bem e modele os crepes em uma frigideira bem quente, anti-aderente, sempre untada com um pouquinho de manteiga. Mesmo a frigideira sendo anti-aderente é preciso untar um pouquinho, caso contrário a massa irá grudar (experiência própria heheh)!

Depois que você tiver feito todas as galettes, você pode guardá-las em um recipiente fechado, na geladeira, por uns 2 a 3 dias. Na hora de rechear, unte a frigideira mais uma vez com um pouquinho de manteiga ou azeite, disponha uma galette e recheie com os ingredientes da sua preferência.

A farinha de sarraceno tem um gosto mais forte do que a farinha de trigo, que lembra um pouco o pão fermentado com o levain. Por isso, essas galettes combinam muito bem com recheios salgados. Para recheios doces, use a receita do crepe tradicional que você encontra aqui.

IMG_6227