galette des rois briochée + passeio na Notre-Dame

Para este último episódio do ano fui visitar a Notre-Dame de Paris, mais um ícone turístico da cidade. Depois do passeio, ensino a galette des rois do jeito que se come no sul da França!

INGREDIENTES:
– 280g de farinha
-10g de fermento fresco para pão
– 80ml de leite morno
– 1 ovo
– 4 colheres (sopa) de açúcar
– 1 pitada de sal
– 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
– raspas de uma laranja
– raspas de um limão-siciliano
– 70g de manteiga em temperatura ambiente
– pérolas de açúcar e frutas confitadas para decorar

MODO DE PREPARO:
Dissolva o fermento no leite morno e reserve. Em uma vasilha, coloque a farinha, o ovo, o açúcar, o sal, a água de flor de laranjeira e as raspas da laranja e do limão. Misture tudo na batedeira com o gancho para pão. Adicione o leite com o fermento e bata bem, por uns 10 minutos. Depois acrescente a manteiga cortada em cubinhos aos poucos. Continue batendo até obter uma massa lisa e homogênea. Ajeite a massa toda no centro da vasilha e cubra com um pano limpo. Deixe descansar de 1 a 2 horas (o tempo vai variar de acordo com o temperatura do dia). Depois deste tempo, bata mais um pouquinho com a batedeira. Coloque um plástico filme em contato com a massa e leve para a geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte, retire a massa da vasilha, polvilhe com um pouco de farinha e sove, formando uma bola bem lisa. Faça um furo no meio da bola e abra bem, formando uma coroa. Transfira para uma forma forrada com papel manteiga. Esconda uma “fève” na parte debaixo da massa e deixe-a crescer por mais 1 ou 2 horas. Depois deste tempo, pincele a coroa com leite ou um ovo batido. Cubra com pérolas de açúcar (ou, caso não tenha, pode substituir por açúcar cristal) e decore com frutas confitadas. Leve para assar em forno baixo, a 150 graus, até que fique dourada!

Para a receita da galette de massa folhada e recheio de creme de amêndoas, clique aqui.

IMG_0178pt