Frango à la gaston gérard + Dijon

Dando continuidade na nossa série gravada na Bourgogne, no vídeo de hoje visitamos Dijon, cidade famosa pela mostarda no mundo inteiro. Na cozinha, ensino pra vocês uma receita típica, o poulet à la gaston gérard!

Segundo a história, esta receita foi criada nos anos 30 pela esposa do então prefeito de Dijon, M. Gaston Gérard. Na ocasião, o casal ofereceu um jantar a um crítico gastronômico conhecido e, enquanto preparava a refeição, a anfitriã deixou cair um pouco de páprica dentro do molho que estava preparando. Para resolver o problema, improvisou com alguns ingredientes que tinha na geladeira: queijo comté e vinho Bourgogne Aligoté. O resultado do improviso foi um sucesso absoluto e o tal crítico gastronômico batizou então o prato com o nome do prefeito!

Esta receita rende 6 porções, anote aí!

INGREDIENTES:
– 1 frango de 1,5kg (pode usar todas as partes do frango, eu usei coxa e sobrecoxa)
– 500ml de caldo de frango (caso não for usar o caseiro, dissolva meio tablete em 500ml de água morna)
– 1 dente de alho com casca e tudo
– 1 bouquet garni
– 2 colheres (café) de páprica doce
– 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
– 200ml de creme de leite
– 150g de comté ralado (ou outro queijo como emmental, estepe ou minas padrão)
– ½ litro de vinho branco seco (o tradicional é o Bourgogne Aligoté)
– azeite
– pimenta-do-reino à gosto
– farinha de rosca tipo panko para dourar.

MODO DE PREPARO:
Cubra o fundo de uma panela grande com azeite e leve para esquentar em fogo alto. Quando estiver bem quente, sele o frango de todos os lados, começando com a parte da pele para baixo. Todos os pedaços de frango devem ficar em contato com a panela, para dourarem bem sem soltar água. Se necessário, vá fazendo aos poucos ao invés de colocar todo o frango de uma vez na panela. Assim que todos os pedaços estiverem selados, reserve em uma travessa que vá ao forno.

Em outra panela despeje 500ml de caldo de frango, o dente de alho com casca e o bouquet garni. Adicione também 200ml de creme de leite, a páprica e a mostarda. Mexa bem para incoporar todos os ingredientes.  Vá colocando o queijo ralado aos pouquinhos, mexendo com um fouet até que tudo se dissolva. Então acrescente o vinho e tempere com pimenta-do-reino. Normalmente o molho já vai estar bom de sal, já que a mostarda e o queijo são bem salgados mas, caso sinta necessidade, ajuste o sal.

Cubra os pedaços de frango com esse molho e salpique-os com a farinha panko. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 45 minutos.

Sirva com arroz, massa, batatas ou legumes! Bon appétit!

IMG_3623