Trilhas na Bretagne + Far Breton

Este é o primeiro vídeo de uma série que gravei em Belle-Île-en-Mer, uma ilha na região da Bretagne, costa oeste da França. Depois de fazer uma trilha linda, vou pra cozinha mostrar a receita de um clássico regional, o far breton.

INGREDIENTES:
– 600ml de leite
– 1 fava de baunilha (ou 1 colher de sobremesa de extrato)
– 200g de ameixa seca sem caroço
– 1 colheres (sopa) de rum
– água fervente
– 3 ovos
– 150g de açúcar
– 50g de manteiga com sal derretida
– 200g de farinha de trigo
– manteiga para untar

MODO DE PREPARO:
Leve uma panelinha ao fogo com o leite e a baunilha. Assim que levantar fervura, desligue, tampe a panela e deixe infusionar por alguns minutos. Enquanto isso, cubra as ameixar secas com o rum e a água fervente. Tampe a vasilha com um prato e reserve.

Em uma outra tigela, bata os ovos junto com o açúcar. Adicione a manteiga derretida, já fria. Vá incorporando a farinha aos pouquinhos, mexendo sempre com um fouet. Quando a massa estiver lisa e homogênea, adicione o leite, aos pouquinhos, mexendo sempre para evitar gruminhos. A massa ficará bem líquida mesmo, é normal.

Unte uma travessa que vá ao forno com manteiga. Despeje a massa e disponha as ameixas (já escorridas) por toda a forma. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos. Quando retirar do forno, o far breton terá crescido bastante e alguns minutos depois ele tende a murchar, não se preocupe, é normal!

IMG_6175