Dia de Reis, dia de galette des rois!

postado em: Atualidades, Doces | 0

Amanhã, 6 de janeiro, é Dia de Reis. Segundo a tradição cristã, este foi o dia em que os três reis magos visitaram o recém-nascido menino Jesus. Nesta data encerram-se as comemorações natalinas e as árvores e os presépios são desmontados. 

No Brasil, algumas cidades ainda celebram o dia com a Folia de Reis, onde grupos saem às ruas fantasiados para cantar e dançar.

Na França, come-se uma galette des rois. Dentro dela fica escondida a fève, que nada mais é do que uma pecinha de porcelana. Segundo a tradição, a pessoa mais jovem (normalmente uma criança) presente na casa deve se esconder embaixo da mesa enquanto outra pessoa corta os pedaços da galette. Aí, a criança é quem indica quem ficará com cada pedaço. O sortudo que ganhar a parte com a fève recebe uma coroa de papel e o título de “rei do dia”.

No norte da França, a galette mais consumida é feita com massa folhada e leva um recheio de frangipane (creme à base de ovos, manteiga e amêndoas). Já no sul da França, a receita é outra: uma brioche perfumada com água de flor de laranjeira e decorada com frutas confitadas que parecem as jóias das coroas dos reis.

Quer aprender a fazer a galette des rois? Deixo aqui, em vídeo, as duas receitas pra vocês 🙂