Crepe suzette + passeio no Jardin des Tuileries

postado em: Doces, Paris | 0

Fui passear no Jardin des Tuileries e depois mostro pra vocês a minha receita de crepe suzette!

RECEITA DE CREPE SUZETTE
Rendimento: 6 crepes

INGREDIENTES:
<Para a massa>
– 150g de farinha
– 1 ovo
– 1 pitada de sal
– raspas de laranja
– 1 colher (chá) de rum (opcional)
– 40g de açúcar
– 300ml de leite
– óleo para untar a frigideira

<Para a calda>
– raspas de laranja
– suco de duas laranjas
– 30g de açúcar
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 50ml de triple sec, Grand Marnier ou Cointreau

MODO DE PREPARO:
<Para a massa>
Em uma vasilha coloque a farinha. Abra um buraquinho no meio e acrescente o ovo, o sal, as raspinhas de laranja e o rum. Mexa bem. Vá acrescentando o leite aos pouquinhos, mexendo sempre com um fouet para evitar que se formem gruminhos. Deixe a massa descansando pelo menos uma hora (mas pode fazer de um dia para o outro e deixar na geladeira).
Depois de passar esse tempo, leve ao fogo médio/alto uma frigideira. Deixe esquentar bem. Unte-a com um pouquinho de óleo ou manteiga. Despeje uma concha de massa de crepe na frigideira e deixe dourar dos dois lados. Dobre os crepes em quatro, formando um triângulo, e reserve.

<Para a calda>
Leve ao fogo médio uma frigideira e forre todo o fundo com uma fina camada de açúcar. Acrescente um colher (sopa) de manteiga. Deixe a manteiga e o açúcar derreterem e adicione o suco de laranja antes que o açúcar fique com cor de caramelo dourado. Adicione as raspinhas de laranja. Mexa bem e deixe fervendo até que a calda fique um pouco mais espessa. Coloque os crepes dobrados. Na minha panela só couberam dois por vez, mas se a sua for maior pode colocar mais. Embeba bem os crepes com a calda, dos dois lados.
Acrescente a bebida álcoolica e flambe encostando um fósforo aceso na calda. Assim que as chamas apagarem, transfira os crepes para um prato e sirva quente!

IMG_0635