Crepe doce e salgado com Vai Comer o Quê?

postado em: Doces, Salgados, Sobremesas | 0

Em parceria com o canal Vai Comer o Quê?, fiz um crepe com recheio de queijo de cabra, mel e nozes. De sobremesa, a Fran fez uma versão com massa de chocolate mais chantilly, morangos e Nutella!

A Francielle Nogueira tem um blog e um canal de vídeos no Youtube chamados Vai Comer o Quê?, onde ela ensina muuuitas receitas de todos os tipos e graus de dificuldade. A Fran mora nos Estados Unidos e eu a conheci via nossa network, a Tastemade. Em outubro, ela selecionou várias pratos franceses para fazer uma temporada temática no canal e aí me chamou para essa parceria deliciosa, que vocês conferem nesse vídeo fofo. Eu amei! E vocês?

INGREDIENTES PARA O CREPE SALGADO:
(rende de 6 a 7 crepes de acordo com o tamanho da frigideira)

Para a massa:
– 150g de farinha de trigo
– 300ml de leite
– 1 colher de sopa de açúcar
– 1 ovo
– 1 pitada de sal

Para o recheio:
– 1 xícara de nozes picadas
– 300g de queijo de cabra
– mel a gosto
– ervas de Provence a gosto

MODO DE PREPARO:
Em uma tigela, misture a farinha, sal, açúcar e o ovo. Coloque o leite aos poucos, mexendo bem para não empelotar. Reserve a massa por pelo menos 30 minutos antes de cozinhar (mas pode inclusive deixar na geladeira de um dia para o outro). Leve uma frigideira antiaderente em fogo alto e deixe ficar bem quente. Abaixe o fogo, unte o fundo com manteiga, margarina ou óleo e coloque uma concha não muito cheia da massa, cobrindo toda a superfície da frigideira. Cozinhe por 1 minuto e vire, deixando cozinhar por mais 30 segundos. Reserve.
Para rechear, coloque uma colher generosa de queijo de cabra cremoso, nozes picadas, um fio de mel e ervas de Provence. Dobre em quatro e decore com mel e nozes!

INGREDIENTES PARA O CREPE DOCE:

Para a massa:
– ¾ de xÍcara de leite
– 2 ovos
– ¾ de xícara de farinha de trigo
– 2 colheres de sopa de cacau em pó
– 2 colheres de sopa de açúcar

Para o recheio:
– 1 xícara de creme de leite fresco
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– morangos
– Nutella a gosto (pode ser misturada com um pouco de creme de leite ou não)

MODO DE PREPARO:
Bata todos os ingredientes da massa em um liquidificador até que vire um creme homogêneo. Deixe descansar por 1 hora. Em uma frigideira antiaderente, coloque 1 concha da massa (não precisa untar se a frigideira for de qualidade) e faça um movimento circular para que a massa se espalhe bem e fique bem fininha. Cozinhe por 1 minuto e com a ajuda de uma espátula solte as laterais e vire, deixando cozinhar por mais 30 segundos. Reserve.
Para o recheio, corte os morangos e bata o creme de leite fresco com o açúcar e baunilha até que fique em ponto de chantily.  Espalhe o chantily pelo crepe e acomode os morangos em ¼ da massa. Dobre em quatro partes e sirva com Nutella para decorar.

IMG_9551