Crème pâtissière, o que é e como fazer?

No Dicionário Gastrônomico de hoje eu mostro pra vocês a receita de uma das bases da confeitaria francesa, a crème pâtissière, também conhecida como creme de confeiteiro.

INGREDIENTES:
(no vídeo eu fiz meia receita)
– 4 gemas
– 80g de açúcar
– 40g de farinha
– 500ml de leite
– 1 fava de baunilha

MODO DE PREPARO:
Leve em uma vasilha as gemas com o açúcar e a farinha. Bata bem com um fouet até que a mistura fique clarinha e volumosa. Abra a fava de baunilha em dois, retire os grãozinhos e jogue dentro do leite. Coloque tb os restante da fava. leve tudo para ferver em fogo médio.

Retire a casquinha da fava de baunilha e despeje o leite quente dentro da mistura de ovos, mexendo sem parar com um fouet. Volte tudo para a panela e leve para engrossar em fogo baixo, mexendo sempre com um fouet. Quando o creme já estiver mais espesso, continue mexendo por cerca de 3 minutos e desligue o fogo.

Coloque o creme em uma vasilha rasa, cubra com plástico filme em contato com ele e deixe esfriar completamente na geladeira.

PS: você pode usar extrato ou essência de baunilha caso não tenha a fava. Neste caso, adicione apenas no fim do preparo, depois que o creme já estiver engrossado. O alcóol do extrato e da essência evaporam se cozinharem por muito tempo e daí o creme não fica com gosto de baunilha.

foto