Creme de castanhas-portuguesas

postado em: Doces | 0

Fui caçar castanhas-portuguesas na floresta e depois fiz um crème de châtaignes incrível! Olha só o vídeo 🙂

Estamos oficialmente no outono aqui na França e, além das temperaturas que começam a cair, as paisagens ficam lindas, com tons alaranjados… É nesta época que aparecem alguns ingredientes que só encontramos frescos uma vez por ano: abóboras, mexiricas e as deliciosas castanhas-portuguesas, por exemplo.

Um dos jeitos mais simples de comer as castanhas (e que eu adoro!) é simplesmente assadas na brasa ou no forno, mas resolvi ensinar pra vocês a receita do crème de châtaigne, um tipo de geleia que entra na composição de bolos e sobremesas. Aqui, o jeito mais comum de consumir este creme é misturado com iogurte natural ou como recheio de crepes (clique aqui para aprender a fazer crepes).

Antes de descrever a receita, vou deixar umas dicas para cozinhar e descascar as castanhas (mas você também podem comprá-las limpas e cozidas, em mercados e empórios gourmets).

Lave as castanhas-portuguesas em água corrente. Depois, com uma faca afiada, faça uma cruz na casca (isso evita que ela exploda durante o cozimento). Depois disso você tem duas opções:

-colocar em uma assadeira e levar em forno pré-aquecido, a 220 graus por cerca de 15 a 20 minutos;

-cozinhar em vapor ou na água até que fiquem macias (eu nunca testei no vapor, mas na água demora uns 20 minutos também)

Eu recomendo o forno, que é mais rápido e depois, com a ajuda de um pano, vc esmaga as castanhas com as mãos mesmo, ainda quentes, e a casca sai bem fácil (se seguir esse processo vai ter um creme com um gostinho levemente defumado). Na panela também dá certo, mas vai dar um pouco mais de trabalho para descarcar.

RECEITA DO CREME:
Rendimento: um pote de 300 gramas

Ingredientes:
– 200g de castanhas-portuguesas cozidas e sem casca
– 150g de açúcar
– 60ml de água
– ½ fava de baunilha ou uma colher de chá de extrato ou essência

Modo de preparo:
Faça uma calda levando ao fogo médio uma panela com o açúcar, a água e a baunilha. Enquanto isso, bata as castanhas em um processador ou liquidificador até que virem uma farofinha fina.  Quando o açúcar tiver dissolvido e a calda começar a engrossar, adicione a farinha de castanhas, abaixe o fogo e mexa sem parar para não grudar no fundo da panela.
O creme vai engrossar e ficar mais escurinho, deve demorar uns 10 minutos no máximo. Transfira o creme para um pote de vidro esterelizado e com tampa, assim você poderá guardar por mais tempo.

E aí é só aproveitar!