Crème brûlée + passeio em Montmartre

postado em: Doces, Paris, Sobremesas | 0

Depois de um passeio por Montmartre, em Paris, veja como fazer o creme brûlée. 

Rendimento: 6 pessoas (no vídeo eu fiz meia receita)
Grau de dificuldade: médio

INGREDIENTES:
– 1 fava de baunilha
– 250ml de leite
– 250ml de creme de leite fresco
– 4 gemas de ovo
– 50g de açúcar
– açúcar cristal ou demerara para queimar

MODO DE PREPARO:
Leve uma panelinha ao fogo com o leite, os grãozinhos da baunilha e a fava. Deixe levantar fervura, desligue e tampe a panela. Reserve por 10 minutos.

Em uma vasilha, misture as gemas com o açúcar até que a mistura fique mais clara. Depois de passados os 10 minutos da infusão do leite, retire a fava, acrescente o creme de leite e aqueça a mistura novamente. Não deixe ferver. Quando começarem a aparecer as primeiras bolhinhas, desligue o fogo.

Acrescente o leite à mistura de ovo com açúcar, aos pouquinhos e mexendo sempre, para não cozinhar as gemas. Depois, coloque o creme nos potinhos, acomode-os em uma forma e coloque água quente na forma. O creme vai ao forno médio em banho-maria, por mais ou menos 1 hora, ou até que esteja firme e com uma pelinha por cima.

Retire do forno, deixe esfriar na geladeira. Quando estiver bem firme, salpique o açúcar cristal por cima de cada creme e queime com um maçarico ou com as costas de uma colher quente (como mostro no vídeo). Deixe esfriar mais um pouco e sirva!

IMG_7409